Sobre entender e amar

“É como uma pessoa, ou como a vida: por melhor que você a explique, a explicação nunca pode substituí-la. É como uma pessoa que diz sempre que quer ser compreendida. Mas o que ela quer mesmo é ser amada.”
Décio Pignatari, in ‘O que é Comunicação Poética’

Essa é uma frase que volta ao meu pensamento de tempos em tempos. Já desisti de entender as pessoas, é cansativo, doloroso e qualquer busca fracassada traz ainda mais amargor e feridas. Mais do que isso, talvez seja um esforço gigantesco simplesmente desnecessário. All we need is love.

Quem sabe a sublimação do amor ocorra quando não condicionamos o sentimento à nossa compreensão do outro. Ou a explicações. Ou quando se dispensem méritos. Não é fácil, não é justo. Mas é puro. E ser amado é o desejo que permeia todos nossos objetivos.

Eis então um ensinamento sobre como amar:

Pedido

Ama-me sempre, como à flor do lírio
Bravo e sózinho, a quem a gente quer
Mesmo já seco na recordação.
Ama-me sempre, cheia da certeza
De que, lírio que sou da natureza,
Na minha altura eu brotarei do chão.

Miguel Torga, in ‘Diário (1943)’

 

Mesmo o lírio, delicado e belo, símbolo do amor puro e eterno, pode ser “bravo e sozinho”:
“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” – Sermão da montanha, Mateus 6:28,29

“Ama-me sempre”, mesmo quando eu já não tiver a mesma vivacidade de outro tempo, quando já minha seiva for apenas uma lembrança. “Ama-me sempre”, mesmo que  em mim não se veja nada além de uma semente escondida no sulco da terra, da qual ninguém saiba o que irá brotar. Seja a pessoa que enxerga em mim o que eu posso ser e, no momento certo, eu serei.
5 comentários sobre “Sobre entender e amar

Deixe um comentário

