Resumo da semana – 01/05/16

Que mancada o dia do trabalhador cair no domingo, né? Reclamação ☑!

Essa semana, fui a duas festinhas de aniversário e isso só pode ser muito bom! Ontem ainda fui à livraria Cultura comprar as duas edições da Coleção da Folha que faltavam e achei lindos os marcadores com desafios literários.

marcador livro desafio literário
Os escritos de J.M.Barrie deram origem a Peter Pan. Os escritos de Carlos Drummond de Andrade deram origem ao nosso amor à poesia. (E ao meu blog também) ❤
marcador livro desafio literario
Desafios literários para diferentes gostos: um de aventura e fantasia e outro voltado aos clássicos.
IMG_20160501_073157546
O saquinho dos livros também está muito lindo, adorei a ideia do papel.
IMG_20160501_073221852
Alice e os livros. Poderia ser uma camiseta. 🙂

Essa semana foi recheada de surpresas, ficamos sabendo que Vanusa era do rock e precursora do Black Sabbath! As novidades não pararam por aí. Não sabia quem era o autor de O Curioso Caso de Benjamin Button, um livro tão pequenino, que amei por me fazer pensar tanto. Contei também sobre como comecei a gostar do Placebo, cujo show me impressionou muito. Dois fatos interessantes que não mencionei no post: O Brian Molko troca de guitarra toda música! E, apesar da atmosfera triste das canções, eles são tão amáveis nas entrevistas. Não são aquelas pessoas que parecem fazer um grande favor por estar no mundo, sabe? Encerrei a semana refletindo sobre o primeiro poema que li de Pablo Neruda, há alguns anos: no meio de uma aula de literatura portuguesa, conheci a paixão por um chileno!

Estou acabando de ler uma pequena biografia da Jane Austen e, em seguida, começarei meu próprio desafio literário, três grandes clássicos até o final do ano: Cem Anos de Solidão, Irmãos Karamazov e Grande Sertão: Veredas. Já os comecei em outras épocas, são livros maravilhosos, os quais eu gostaria de estudar e ter todo tempo do mundo para pesquisar palavras, referências etc., mas, como “feito é melhor do que perfeito”, este ano vou dar um jeito nisso! Pretendo continuar falando sobre um livro toda segunda, para isso, tenho vários textos meus da faculdade que podem ajudar e uma boa quantia de livros terminados e amados aqui em casa. Deseje-me sorte! 😉

Não vá se perder por aí!

  1. Adorei conhecer o blog da Márcia Gregatto, “Delicitté Cultura“. Ela fez um post super detalhado sobre os jardins de Monet, um verdadeiro guia para quem deseja visitar a casa de Monet em Giverny e, se você vir o post, certamente se tornará uma dessas pessoas! Não consegui escolher um post só, também adorei o que ela falou sobre o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
Inhotim Arte Museu
Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
Jardins de Monet, Giverny, França
Jardins de Monet, Giverny, França

2. A Liah começou um blog e no primeiro post ela falou sobre a necessidade humana de criar e extravasar por meio da arte. Ela escreve muito bem, esse foi o texto que mais gostei de ler essa semana!

arte Alexander Mostov
Ilustração de Alexander Mostov

3. As embalagens estavam mesmo chamando minha atenção. Fiquei pensando por que geralmente são tão feias e sem graça. Seria para criar identificação com a marca? Que marcas horrorosas, então, né? A Luisa falou sobre esses chocolates lindos com ilustrações de contos de fada. Não sei se existem de fato, mas são demais. Dê uma olhadinha lá no blog dela que há muito mais imagens!

Chocolate embalagem ilustração contos fada

4. Adorei conhecer o blog da Ana Victorazzi. Entre os posts que mais gostei, estão o que lista os gatos mais influentes da Internet e o que mostra o trabalho lindo da primeira bailarina negra do American Ballet Theatre ao recriar as pinturas de bailarinas de Edgar Degas:

bailarina edgar degas

5. Para encerrar, um poema de Robertson Frizero, “Shakespeare às avessas“, muito criativo!

“Olha, Romeu, não te apresses
em subir neste balcão:
com teu amor não apeteces
mais que os beijos de um irmão. (…)”

Veja o restante !

Beijos, tenha uma semana incrível!

 

 

 

 

17 comentários sobre “Resumo da semana – 01/05/16

  1. Oi Val!!
    Mais uma vez amei o post e tô contigo na reclamação, viu… Mancada mesmo!
    Sua meta com os clássicos até o fim do ano me fez pensar nas minhas metas e sentir muita vergonha… Tudo atrasado! Preciso me organizar melhor.
    E que surpresa boa saber que meu texto te agradou tanto!! Espero que seja assim tb com os próximos! =D
    Bjocas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Liah!!
      Que bom ver você aqui 🙂 olha, atrasada eu tb estou, afinal estou começando a meta do ano em maio, mas tudo bem… Hehehe bjs!!

      Curtir

  2. Que lindinhos esses marcadores! Pena que não encontro nada parecido aqui em Belo Horizonte… Também adorei a ideia dos desafios literários, quem sabe eu entre em um deles…!

    Seu blog é uma fofura, Val!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Nathalia, obrigada pela passadinha aqui e pelo comentário!
      Adorei os marcadores, mas sabe que até semana passada era um feião com propaganda? Achei a mudança demais! Os desafios são mto legais, se vc fizer, registre no blog p/ a gente ver 😉 Bjs!!

      Curtir

  3. Val que matéria confortável de ler,os saquinhos na foto são tão fofinhos que dá dó de joagar fora e realmente poderia ser estampa de uma camisa,e o Jardins de Monet, Giverny, França com essas tulipas negras nossa que luxo. 😀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Luisa! Faz falta mesmo uma livraria… Esta semana acho que ainda vou falar sobre uma biblioteca maravilhosa que tem aqui perto de casa, aí sim pode dar uma invejinha pq não precisa nem pagar! Hehe Pq é legal ter a Livraria Cultura, mas geralmente pela Internet é mais barato, o ambiente que é gostoso 🙂 Bjs!!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Pois é, Val. Na minha cidade tem uma biblioteca pública mas a prefeitura não se importa com ela e acaba sendo um lagar com livros mofados e muita poeira. Mas fazer o que, né? Beijo. ❤

        Curtido por 1 pessoa

  4. Val, gostei muito do seu resumo da semana! Quantas coisas interessantes! Você chegou a ver minha resenha sobre “Cem Anos de Solidão” e eu concordo com você. Existem obras para ser estudadas. Ontem vi um post de um artigo muito bem elaborado sobre essa obra na página Carta Educação. Vou tentar ver se consigo te marcar de alguma forma. Também vou esperar ansiosamente sua leitura sobre Grande Sertão: Veredas… Muito boa sorte! 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Bárbara! Obrigada pela visita. Recebi o link que você enviou, achei super legal! Quando estiver para começar o livro vou dar uma olhada novamente e, como nós duas falamos, uma leitura rápida é complicada desse livro e eles reiteram isso no artigo: “E para encerrar o ritual da iniciação ou do quebra-gelo, é preciso ficar com a certeza de que uma leitura única não dará conta da abundância de possibilidades de interpretação que o livro oferece. Assim como uma leitura primeira não alcançará as tantas referências pessoais ao escritor, ao seu país, à América Latina e às questões universais ali encravadas.” Bom, espero que dê certo! Rs Bjos e obrigada!

      Curtido por 1 pessoa

  5. Val, meu blog, Refúgio Ameno, segue firme e forte. Espero poder contar sempre com a sua colaboração e também vou te acompanhar. Bjks 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Bárbara, agora encontrei o blog certo, é que seu avatar está referenciando um outro, barbaramussili.wordpress.com. Agora reconheci os posts que eu tinha curtido/comentado! Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

