Cinco músicas para gostar do Leonard Cohen

leonard cohen músicas

O Leonard Cohen é uma pessoa que desafia a nossa vontade de fazer sentido. É um judeu canadense monge budista. Um escritor premiado que depois dos 30 resolve fazer música. Um compositor que cria as melodias mais lindas apenas sussurrando. E um senhor de 81 anos que também sabe dar seus passinhos:

Leonard Cohen Dançando
Dance me
  1. Hallelujah

Essa música linda e a seguinte eram as únicas certezas da lista. As duas são do mesmo álbum, “Various Positions”, um dos que mais gostei de ouvir esta semana, Leonard estava mesmo muito inspirado em 1984, ano em que nasci 🙂 Tenho ouvido a discografia completa dos artistas para escolher essas cinco e meu critério é totalmente pessoal, porém Hallelujah ultrapassa a questão do gosto, é uma música patrimônio da humanidade (inventei).

Leonard disse que ficou anos mudando as estrofes e, desde a versão original até apresentações e covers, a letra mudou várias vezes. Ele queria criar uma canção de “aleluia” sem ser específica a uma religião, mas afirmando a fé na vida, com entusiasmo e emoção:

“It’s, as I say, a desire to affirm my faith in life, not in some formal religious way, but with enthusiasm, with emotion(Leonard Cohen, 1985).

2. Dance me to the end of love

A letra dessa música é muito poética. Eu e o Eduardo temos uma lista de 101 músicas e Dance me to the end of love está lá. 🙂 Pretendo ir atualizando as canções de tempos em tempos, mas essa irá permanecer, mesmo que a origem da música seja um pouco triste. Leonard disse que a inspiração surgiu quando ele soube que, em alguns campos de concentração, havia um quarteto de cordas, formado por prisioneiros, que deviam tocar música clássica enquanto os outros prisioneiros eram mortos. A beleza ali seria a consumação da vida “com um violino em chamas”. Ele mesmo disse que não é importante conhecer a origem da música, então vamos superar isso e a tristeza da imagem do verdadeiro “burning violin”. Fonte aqui.

3. In my secret life

Procurando por essa música encontrei este site bem legal: Traduzindo Leonard Cohen. Traduzir essas canções é difícil, pois são poemas e às vezes podem perder um pouco o encanto em outro idioma. A música me faz pensar no que vivemos apenas no segredo de nossa mente e por quê. O que gostaríamos tanto que acontecesse, mas não conseguimos concretizar por medo ou por deslealdade a nós mesmos.

4. The smokey life

Música linda e triste. Não sei se a ouvi em algum filme ou apenas imaginei comigo mesma que seria uma ótima trilha sonora de partidas, com cenas em câmera lenta. Despedidas tristes, mas que a gente sabe serem necessárias, e até há espaço para um pouquinho de alegria pelo que aconteceu. Bem no fundo. A versão do vídeo é ao vivo e me arrancou uma lagriminha.

5. You got me singing

Deixei essa música para o final de propósito. Ela foi minha surpresa da semana. Não conhecia o álbum Popular Problems, de 2014, e fiquei muito feliz por tê-lo ouvido por causa do blog. Nos outros posts, eu ficava ansiosa para que alguém visse o que escrevi e começasse a gostar desses artistas também, mas esta semana, inesperadamente algo assim aconteceu comigo mesma!

Primeiro, esse álbum é demais! Adoro como a voz dele está mais grave. Segundo, cada uma das músicas poderia estar na lista, mas quando cheguei à última… Foi aquele momento de parar tudo e ouvir de novo. Fechar o olho, chorar, isso mesmo. Linda demais! Se você chegou até aqui e não a conhece, é MUITO bonita mesmo, aperte o play sem receio. Devia virar clássico já! Vai para as 101 revisitadas. Aliás, eu já casei, mas em bodas de prata, de ouro, sei lá, vou dar um jeito de pôr essa música! ❤ A letra é linda, uma aula de poesia. Toque no seu casamento 🙂

You got me singing
Even though the world is gone
You got me thinking
I’d like to carry on

You got me singing
Even tho’ it all looks grim
You got me singing
The Hallelujah hymn

Beijos, até a próxima!

14 comentários em “Cinco músicas para gostar do Leonard Cohen

    1. Pensei em falar sobre a versão do Jeff Buckley, que eu gosto bastante e acho que ela que fez a música mais famosa, mas acabei deixando os holofotes sobre o Leonard mesmo 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

