Cinco músicas para gostar do Oasis

Oasis músicas

Como já disse, Oasis foi a primeira banda “minha”. Adorava os clipes, tinha pastinha de fotos e reportagens e juntava dinheiro para comprar os cds. A arrogância dos irmãos Gallagher foi se tornando maior que a música, e a banda acabou. Mesmo assim, sempre vou ter um carinho especial por eles e este post é uma celebração a essa época.

oasis

  1. Live Forever

Maybe I just want to fly
I want to live I don’t want to die
Maybe I just want to breath
Maybe I just don’t believe
Maybe you’re the same as me
We see things they’ll never see
You and I are gonna live forever

Esta música está no primeiro CD, Definitely Maybe, e foi a canção que os tornou conhecidos. A letra é bem poética, fala sobre querer viver, respirar, voar, procurar um caminho e esquecer da dor e do choro, pois as outras pessoas não veem as coisas como nós. Penso que essa vontade de “viver para sempre” é comum a todos nós, mas mais ainda aos artistas: o desejo de eternizar algo, de não viver uma vida banal. Quando a escreveu, Noel trabalhava em uma empresa de construção, então imagine ele lá, como nós aqui, exercendo um trabalho um tanto mecânico e pensando como gostaria de fazer algo único e especial.

2. Don’t Look Back in Anger

So Sally can wait
She knows it’s too late as she’s walking on by
My soul slides away
But don’t look back in anger
Don’t look back in anger
I heard you say

Esta já é do What’s the Story (Morning Glory), um dos cds que mais ouvi! Esta música mostra duas grandes influências do Oasis: os Beatles/John Lennon e David Bowie, cuja música “Look Back in Anger” ajudou a nomear a canção. Saber reunir referências e criar algo novo tem um grande mérito. De certa forma, é uma ode aos seus ídolos e demonstra uma vontade muito grande de galgar um lugar próximo ao deles. Engraçado que a gente fica querendo achar mil explicações para a música e Noel admitiu ter escrito a letra entorpecido e que não sabe o que ela quer dizer! Rs No fundo, acho que eles devem achar muito chato ter que ficar explicando o significado das coisas, então essa é uma boa desculpa.

3. Champagne Supernova

Someday you will find me
Caught beneath the landslide
In a champagne supernova in the sky

Anos após essa fase “fã”, ao ouvir os cds do Oasis, percebo que esta é a minha música favorita deles. Ela sempre me silencia, convida a refletir sobre as mudanças, o que vai acontecer, como as pessoas vão me encontrar em certo tempo. Fico pensando sobre como deve ser esse processo de compor uma música, em que o compositor deixa transparecer algo que nem mesmo sabe e nos toca em um lugar que nós também não conhecemos.

champagne supernova
Fonte

4. Don’t Go Away

So don’t go away
Say what you say
But say that you’ll stay
Forever and a day
In the time of my life
‘Cause I need more time
Yes, I need more time just to make things right

Esta música faz tanto sentido que nem parece do Oasis! Rs A melodia é linda e não é difícil perceber isso. Acho que quando somos adolescentes, começamos a ter os sentimentos de perda mais nítidos. Não queremos que as pessoas vão embora, que as coisas se acabem. Mesmo com tantas novidades boas chegando, esse sentimento de querer agarrar-se às memórias começa a despontar. O Oasis soube transformar isso em música e tocar a minha geração de um jeito especial.

5. The Masterplan

Please brother let it be
Life on the other hand won’t make you understand
We’re all part of the masterplan

Foi um simples lado B, mas é a música que Noel mais gostou de compor. Acho que essa canção é um pouco mais madura, sem tanta preocupação pelo que vai acontecer, pois é nossa responsabilidade fazer o melhor com o que vier. Somos parte de um plano maior.

Os nossos gostos vão fazer parte de quem somos para sempre, mesmo sem percebermos. Pena a banda ter acabado, eles ainda tinham um bom tempo para tentar chegar perto dos Beatles. 🙂

~ ~ ~

Fora tudo isso, o Oasis ainda me proporciona uma das coisas mais engraçadas da vida, que acredito que sempre me fará gargalhar!

Está triste? Clique nesse play e vem neném!

22 comentários em “Cinco músicas para gostar do Oasis

Adicione o seu

  1. demais , gostei e realmente você disse tudo o/, se vc tiver facebook me add ( o meu é João Pedro Melo Miranda), quero aprender mais coisas do Oasis , sou fã deles quase há 3 anos, minha favorita é wonderwall…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que legal, João, Oasis é uma banda que dá uma tristeza por não ter feito mais coisas, era mto especial. Por enquanto estou sem Facebook, quando voltar, falo por aqui! Obrigada 🙂

      Curtir

  2. Acho que deveria colocar canções que não são singles, mesmo que memoráveis. Eu consegui convencer a todos da grandeza do Oasis usando canções inesperadas, como Gas Panic.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito legal, João! Convencer é difícil… Ninguém concorda com as minhas cinco músicas, porque sempre tem aquela mais marcante individualmente, né?… Essas foram minhas músicas de nostalgia, de descobrir uma banda mesmo, sabe? Bjs e até mais! Obrigada

      Curtir

  3. Live Forever é toda uma pontadinha no coração; impossível esquecer ❤ ❤ Também tenho os cds aqui, mas só ouvi a banda até o Standing at the shoulders of giants… Depois disso, deixei de lado, mas não lembro por quê…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também parei com o Oasis na verdade bem antes hehe Mas no mínimos uns três cds estão bem cravados no meu coraçãozinho. 🙂 Na época, não entendia nada das letras, hoje fazem muito sentido p/ mim. Bjs!

      Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

