O Coração e a Garrafa

Há algumas semanas, minha amiga Camis me mandou este link sobre o livro The Heart and the Bottle, de Oliver Jeffers. O texto me tocou muito, foi impossível não chorar… Às vezes subestimamos os sentimentos das crianças, mas essa é a fase em que conhecemos o cerne de todas as emoções.

Quando eu era bem pequena, meus pais se separaram, meu avô morreu, mudei de cidade, levei 8 pontos na cabeça. Muito daquela época está ainda em mim e reflete-se em tudo o que faço ou como encaro certas situações, com certeza. Reconheço isso, mas também sei que precisamos nos livrar de algumas amarras e, em algum momento, reunir as lições e aprender a viver e sentir.

coração garrafa

Esta é a história de uma menina como várias outras, muito curiosa. O pai lia para ela sobre todas as coisas do mundo: a natureza, a história, os planetas e os seres humanos. Juntos, eles admiravam as estrelas, o mar, as descobertas da vida.

coração garrafa oliver jeffers

Um dia, a cadeira ficou vazia…

coração garrafa jeffers

Ela se sentia insegura demais e decidiu guardar o coração angustiado em um lugar seguro: dentro de uma garrafa, que ela pendurou no pescoço. Assim o coração estaria protegido de qualquer dor, nada o atingiria.

coração garrafa jeffers

Nada mesmo. As estrelas e o mar não tinham a mesma graça, nada despertava a curiosidade de antes. A garrafa foi ficando mais e mais pesada.

coração garrafa jeffersTempos depois, ela encontra uma garota tão curiosa como ela havia sido. Ela não conseguia responder às perguntas daquela criança, pois sem seu coração, estava vazia. Decidiu então resgatá-lo da garrafa.

coração garrafa jeffers

Tentou abri-la, quebrá-la, jogá-la do alto de um muro e nada funcionava. Em uma dessas tentativas, a garrafa rolou até o mar, para perto daquela menina curiosa, que sabia abrir a garrafa… e o coração voltou ao seu lugar.

coração garrafa jeffers

Logo a cadeira não estava mais vazia.

coração garrafa jeffers

coração garrafa

Apenas a garrafa.

coração garrafa

~ ~ ~

O livro me lembrou do filme Divertidamente, que também amei, e mostra essa relação entre os sentimentos que tentamos evitar a todo custo ou até mesmo negá-los, e o lugar de cada um deles em nossa vida.

Boas leituras, até a próxima!

47 comentários sobre “O Coração e a Garrafa

  1. Que história mais linda, quantas vezes eu não quis guardar meu coração numa garrafa pra não me machucar.
    Adorei o texto e é um livro que eu leria para os meus filhos (quando eu tiver um kkk)
    bjos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só de ler seu post, já fiquei emocionada. Sou professora e por isso me tornei apaixonada pela literatura infantil, não existe forma mais simples e bonita de conversar com os pequenos sobre a vida. E com certeza eu vou querer este livro na minha coleção. Amei o post 😍

    Curtido por 1 pessoa

    1. É um dos melhores livros infantis que já li. Às vezes penso em falar sobre outro aqui e penso, “mas não é tão bom quanto O Coração e a Garrafa”… 😉 Lindo demais!!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Nunca li um livro infantil, mas este me chamou a atenção pelo nome e por cada linha lida aqui do teu post.
    Em 2016 li mais de cinquenta livros, sendo que abandonei a leitura e outro comprei em dezembro e ainda não li.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

