Resumo da semana – 12/06/16

Feliz dia dos namorados! E do amor ❤

Vi vários blogs compilando casais da literatura, quis contribuir com um dos meus preferidos, Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas, de Memorial do Convento, do José Saramago, na linda ilustração de Ana Kléa Moraes:

Baltasar Sete-Sóis Blimunda Sete-Luas casal literatura

“Ela, uma mulher capaz de ver dentro das pessoas e de colher suas vontades. Ele, um ex-soldado sem a mão esquerda, um herói anônimo dessa grande obra. Na garrafa, as ‘vontades’ dos vivos, ao longe a passarola, uma engenhoca criada pelo padre Bartolomeu de Gusmão e que voava movida pelas ‘vontades’ dos vivos.”

~ ~ ~

Fazia um tempinho que eu queria aprender a fazer esfiha, neste fim de semana, eu e a minha sogra fizemos esta receita, que pretende ser igual à do Almanara. Aprendi a misturar e sovar a massa direito, eu costumava fazer uma bagunça enorme, querendo misturar com a mão. Dessa vez, juntamos tudo com a colher: fica parecendo o planeta do Pequeno Príncipe, mas solta da tigela com facilidade! Depois você vai adicionando a farinha à mesa e à sua mão, isso se precisar, então vai abrindo a massa deslizando o punho sobre ela e envolvendo-a de novo, não precisa “machucar” a coitada. Ter a receita certa e saber fazê-la são dois pontos de partida importantes na cozinha… hehe Já compartilhei aqui minhas receitas preferidas de empadinha/torta e quiche também, se você quiser fazer alguma delas e tiver dúvidas, fale comigo, porque elas dão muito certo. 🙂

esfiha

~ ~ ~

Comecei a semana falando sobre um livro lindo que não ensina, abre os olhos: O Coração e a Garrafa. Foi uma daquelas “coincidências” que não existem: estamos aqui falando sobre o amor, mas será que o nosso coração está mesmo disponível para entregar-se, cuidar e ser cuidado?

Na quarta-feira, foram dois posts, primeiro sobre as Miniaturas de escritores, do Leandro Liporage, que são fora do comum. O instagram dele (@liporagebonecos) é bem legal e agora ele está fazendo capas de livros tridimensionais também, tudo maravilhoso, vale a pena ver. O segundo post foi sobre as cinco músicas para gostar do The Cure, em que acabei falando mais sobre Boys don’t Cry mesmo, uma canção que mexe muito comigo.

output_iVmtkgOs posts de poesia geralmente são os menos vistos aqui do blog, e eu ainda resolvi postar na sexta-feira à noite, quase sábado, acho que as pessoas estavam fazendo coisas melhores do que visitar blogs literários nesse dia! hehe Porém… foi um post que adorei fazer sobre o soneto mais famoso de Camões. Eu fiz o gif animado no site GifMaker.me.

Funciona mais ou menos assim, ou você tira fotos, manda para o site e o mecanismo deles gera o gif, como eu fiz com Cem Anos de Solidão, ou faz os desenhos, digitaliza, corta as imagens e manda para o site. Dá um trabalhinho gostoso. 🙂 Eu editei as imagens com o Paint mesmo e o BeFunky. O resultado final está lá no post, dê uma olhadinha!

IMG_20160610_183627314

Esse post me lembrou muito a época da faculdade. A matéria que mais amei foi Literatura Portuguesa e, quando falamos sobre Camões, a professora propôs que transformássemos poemas em objetos. Ela tinha uma fronha com esse soneto, então escolhemos outros.

Fiz uma caixa de recordações com Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades:

camões caixa

E uma camiseta de Busque Amor novas artes, novo engenho:

camões camiseta

Que dias há que n’alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como, e dói não sei porquê.

Eu fiz a caixa e mandei estampar a camiseta, mas você já ouviu falar em acumuladores? Sou o contrário, jogo tudo fora, menos livros. 🙂

~ ~ ~

Não vá se perder por aí!

  1. A Cleide está fazendo uma série super completa sobre os dez escritores que mais fequentemente aparecem nas listas de melhores livros de todos os tempos. Selecionei o post sobre o George Orwell, pois não sabia quase nada sobre ele e me surpreendi com vários fatos.

George Orwell

2. Comecei a seguir o Cultura Livre há algum tempinho e queria muito deixar algum link da Lídia aqui, então adorei ver o post Poesia é Passarinho:

Poesia passarinho

Essa animação foi perfeita, me lembrou do poema do Mário Quintana:

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…

3. A Vivi só posta coisa legal, e essa semana ela fez um post daqueles em que você pensa “humanidade <3”: O refugiado sírio que cruzou o Mediterrâneo com seu gato no colo

refugiado sirio gato
Miau

4. A Camila contou um pouco sobre a charmosa livraria Shakespeare and Company em Paris. Vamos?

Shakespeare Company

5. Não é todo dia que podemos ir a Paris, não é mesmo? Para isso, temos um poema, ou melhor, o “GUIA DE VIAGEM PARA LUGAR NENHUM“! Visite o blog Sonho no Sonho para ler nove versos encantadores.

Guia Viagem Lugar nenhum poema

~ ~ ~

Continuo lá no Instagram (@livros_no_caminho)! Esta foto postei hoje, para desejar feliz dia dos namorados com esses personagens lindos da Clarice, sobre os quais falarei amanhã! 😉

paçoca clarice lispector

Porque o dinheiro não traz felicidade, mas traz livros e paçoca, que dão na mesma 😉

Uma ótima semana para você, boas leituras, boa música e bons sentimentos!

Beijos,

Val

19 comentários sobre “Resumo da semana – 12/06/16

    1. Oi, Cris! É legal mesmo, né? Acho que os da Lidia devem ser de algum programa diferente, porque aparecemuns efeitinhos, mas vamos aprendendo 😃 bjos! Obrigada!

      Curtir

    1. Gente, que chique, fermento natural… A esfiha achei que ficou meio nada a ver lá no meio, mas a vida é assim mesmo, né? hehehe Bjinhos!! Obrigada 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

