TAG dos 50% – Melhores e Piores do 1º Semestre | 2016

Olá! A Cá do blog A Bookaholic Girl me indicou essa tag super legal. Pretendo me organizar melhor com tags, há algumas outras, além do Prêmio Dardos, que gostaria de postar aqui, sou um pouco confusa mesmo, mas vou tentar adiantar as coisas 🙂 Muito obrigada a quem me indica em tags!

1. O melhor livro que você leu até agora, em 2016

ernest hemingway velho mar

Eu amei cada um dos livros que li, por motivos diferentes. Reli “O Velho e o Mar”, e ele me tocou muito, sabe quando um livro fala diretamente ao coração? É lindo e está entre os meus dez preferidos, com certeza. Aquelas imagens dos tubarões tirando as lascas do peixe, que significava tanto para o pescador… Um final doce, brilhante, perfeito. “Cem Anos de Solidão” é um livraço, mas sinto que precisaria lê-lo novamente, é um livro para ser estudado. 🙂

O Sol é para Todos, Harper Lee2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2016

Não li séries este ano, porém, algo
curioso é que “O Sol é para Todos” na verdade é uma continuação! “Vá, Coloque um Vigia” foi a primeira tentativa da Harper Lee de contar essa história, porém não foi bem aceito pelas editoras. Ela então teve a ideia de usar uma perspectiva infantil para narrar um assunto tão denso. O que para nós parece ser a continuação, pelo fato de a personagem agora ser adulta, na verdade foi o primeiro livro.

3. Algum lançamento do primeiro semestre alucinadamente feliz
que você ainda não leu, mas quer muito.

Estou à procura de livros leves e com um toque de esperança, sabe? Já vi em vários blogs parceiros da Intrínseca e nas livrarias o livro “Alucinadamente feliz” e fiquei muito curiosa para lê-lo! Como não amar essa capa cheia de brilhinhos?

 

4. O livro mais aguardado do segundo semestre

Aquela que não entende o conceito de “novidade”: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do Machado de Assis! hehe  Explico: estou comprando a Coleção da Folha e haverá uma edição desse livro. Tenho até vergonha de dizer que não o li, então estou ansiosa pelo meu! 😉

5. O livro que mais te decepcionou esse ano

Nenhum livro me decepcionou. O último livro que me lembro de ter começado e não terminado, foi “Alice”. Não sei se por eu ter mais contato com a terceira idade e conhecer pessoas que têm alzheimer, não me empolguei com o livro nem com o filme, achei um pouco superficiais. Com certeza os sofrimentos dos familiares são mais intensos e difíceis do que retratados ali, mas, como não terminei o livro, posso estar errada.

6. O livro que mais te surpreendeu esse ano

capa3

O Coração e a Garrafa.” Foi surpreendente ler um livro infantil tão profundo, que me tocou tanto! Sinceramente, a lição dessa narrativa é algo que ainda não aprendi, apenas repasso mentalmente de tempos em tempos para tentar deixar livre o coração. 🙂

ofilhodemilhomens_1pedranocaminho7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente)

Nunca tinha lido nada do Valter Hugo Mãe e comecei por “O Filho de Mil Homens“. Foram 200 páginas que me fizeram refletir muito e explorar um tema que me parecia solucionado, porém, percebi que não, ainda tenho muito a aprender e melhorar. Esse livro nos faz sentir mais parte de uma irmandade de seres humanos, nos faz querer abandonar rótulos e definições. Também seria um livro para ler de novo, depois do choque de que eu não sou uma pessoa tão boa quanto eu pensava.

 

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente.

Então, como eu sou casada, fica meio difícil falar sobre isso… rs Mas vou citar o Ulisses do livro “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres“, da Clarice Lispector, pelo modo como ele respeita a Lóri e o amor dos dois. 🙂

clarice lispector aprendizagem prazeres principal

9. Seu personagem favorito mais recente

Fiquei encantada pela força da Úrsula de Cem Anos de Solidão, uma personagem muito forte e sábia, essa mulher que faz a vida girar sabe? Achei um retrato bem fiel da mulher latino-americana. Bom, não é exatamente personagem, mas li a biografia da Jane Austen e fiquei ainda mais encantada com sua vida, passei a entender algumas coisas melhor.

022

11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre

Eu reli O Pequeno Príncipe e esse livro sempre me deixa feliz 🙂

IMG_20160418_121602357
Ganhei essa versão de colorir 🙂

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2016.

Sou meio totalmente atrasada com filmes. Assisti A Pele que Habito e achei sensacional. É uma adaptação do livro Tarântula, de Thierry Jonquét.

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo)

Eu gostei bastante de duas: “A morte de Ivan Ilitch“, em que falei mais sobre como ler os russos do que sobre o livro em si. Esse post me deu uma ideia que pretendo colocar em prática e me animou muito! E… “Cem Anos de Solidão“, que me deu um bom trabalhinho com isso de aprender a fazer animações sem técnica nenhuma! Hehe

cemanosdesolidao

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano

Se eu falar O Coração e a Garrafa de novo, vou parecer sem assunto, né? hehe As ilustrações são lindas demais, fazer o que? A Coleção da Folha também está super linda e o fato de serem vários livrinhos padronizados me deixa feliz por tê-los na estante 🙂

Comecei o ano com um plano de ler Cem Anos de Solidão, Irmãos Karamazov e Grande Sertão: Veredas. O primeiro já foi. Minha intenção é ler Irmãos Karamazov em agosto e Grande Sertão: Veredas nas minhas férias em novembro/dezembro. Tenho esses livros há algum tempo e os dois me dão certo medo porque já comecei e parei, mas quero muito lê-los este ano ainda!

Adorei responder a essa tag. Todo mundo que ainda não a respondeu, sinta-se convidado a fazê-lo! Beijos e ótimo fim de semana!

34 comentários em “TAG dos 50% – Melhores e Piores do 1º Semestre | 2016

Adicione o seu

    1. Oi, Bárbara! Responda à tag tb, é bem legal 🙂 Sobre esse livro, tem toda uma história, realmente, a autora morreu e resolveram publicar o livro original como continuação, não sei se era da vontade dela… Bjos e obrigada pela visita!

      Curtido por 1 pessoa

      1. E eu totalmente por fora.
        Ela morrreu no inicio do ano se não estou enganada.
        Acho que se fosse plano dela ,ela teria publicado em vida.
        Varios escritores teve os seus primeiros originais recusados e depois que acabaram sendo publicados e criado fama aproveitaram para publicar a estoria.
        Vou responder sim
        Beijos Val

        Curtido por 1 pessoa

      2. É verdade, também fico em dúvida se ela queria que fosse publicado, ainda mais que os personagens eram um pouco diferentes, não sei se o livro fez mto sentido! Hehe Bjos e obrigada!

        Curtir

  1. Oii Val, boa noite!
    Amei suas respostas, as fotos ficaram incríveis. Não posso deixar de mencionar a respeito da biografia da Jane Austen, ainda não li, mas já conheço muito sobre a vida da autora, foi, é e sempre será uma mulher incrível!
    Beijinhos ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Bia, que legal! 🙂 Achei super interessante a vida dela, principalmente, tratando-se da época que era, com certeza ela estava muito à frente. Obrigada pela visita e pelo comentário 🙂 Bjs!!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa, não sabia que O sol é para todos é uma continuação. Até onde eu sei, ela não queria que Vá, coloque um vigia fosse publicado…

    Adorei a tag, vou postar também, posso? Um beijo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Val!!!! Vi ontem “Alucinadamente Feliz” na Livraria Cultura (aquela linda do Conjunto Nacional) e de cara/capa me despertou o interesse. F
    iquei com coçerinha na mão!! hehehe Quem comprar/ganhar primeiro, empresta para a outra, ok? rsrs bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Val adorei! Preciso começar a ler logo os livros da Coleção da Folha, rs Parabéns pelo post e pelas fotos lindas, ahhhh de todas as suas resenhas a que mais gostei tbm foi “A morte de Ivan Ilitch” 😉 Bjos da Cah! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Adorei esse livrinho! Ele estava em super promoção na FNAC esses dias, comprei com a intenção de sorteá-lo aqui no blog, mas esgotou e eles nem avisaram nada, foi triste 😞 Bjos e obrigada pela visita!!

      Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei bastante do seu balanço, tem vários autores neles que tenho vontade de conhecer e ainda não conheço como Valter Hugo Mãe e Gabo. Que venha um segundo semestre repleto de boas leituras para você! 🙂
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Até agora penso que foi o livro que mais me tocou. Acho que nós tivemos essa primeira leitura não tão legal pela época, mas também porque é um livro ao qual você precisa se entregar e enxergar além do que está sendo contado. Acho que vai ser um dos meus favoritos para a vida mesmo.
      Obrigada pela visita e pelo comentário 🙂
      Bjos!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

