Resumo da semana – 10/07/2016

Oi, leitores! 😀

Estou super feliz por anunciar quem ganhou nosso sorteio de três meses!  E foi… a… Helene do blog Teia!

resultado promoção grande gatsby
Eba! Helene, passe seus dados pelo meu Contato ou pelo e-mail 1pedranocaminho@gmail.com para eu poder enviar o livro a você! 😉

~ ~ ~

Essa semana no blog não foi muito bem o que eu esperava. Várias coisas aconteceram aqui em casa, como sempre, mas dessa vez não consegui me organizar e fazer o post do tipo que mais gosto: sobre livros. Só cheguei na quarta-feira para dizer que estava triste. Foi um post bem pessoal… e fiquei muito feliz com as respostas de vocês. Tão doces, tão amigas também. Vocês souberam dizer o que eu precisava com palavras acalentadoras, com músicas lindas. Obrigada!

Na quinta-feira, trouxe um pouco do Chico Buarque para cá! Apesar de a discografia dele ser muito abrangente, seria um tema mais fácil para mim, porque eu sempre o ouvi muito! Listei dez curiosidades sobre vida e carreira, buscando fontes que as validassem. A escolha também se deu porque com o Chico, os três assuntos principais do blog estão cobertos: livros, música e poesia! Então o blog não ficou tãaao abandonado assim. 😉

Na sexta-feira, falei sobre o prêmio Dardos e indiquei quinze blogs que também o merecem!

~ ~ ~

bolo de cenoura
Essa semana, fiz dois bolos: de banana com chocolate e de cenoura. O de banana não resistiu até a foto, o de cenoura é uma adaptação desta receita, com só meia xícara de óleo e duas de açúcar.

Peguei alguns livros emprestados no Sesc Pompeia, amei todos, espero que em breve eles apareçam em mais detalhes aqui no blog!

livros empréstimo sesc pompeia
O livro do Gregório Duvivier me surpreendeu muito, é lindo!

~ ~ ~

Não vá se perder por aí!

  1. Amei as ideias de marcadores que encontrei no blog “Realize Criatividade“. Um presente especial para quem gosta de livros e você mesmo pode fazê-los! Eu AMO marcadores! Adorei os com pompons, dobraduras! Só os de clipes que acho um pouco polêmicos… Rs… Mas adaptamos, né? 😉

marcadores diferentes livros ideias

2. Há algum tempinho venho acompanhando os poemas do Jorge, adoro a brincadeira com as palavras e idiomas, e os posts são bem inspiradores. Um exemplo é o “Trecho Intraditado da Obra” 🙂

poemas jorge sasgarante

3. O blog Livre du Jour ensina como montar um caderno de leituras, a coisa mais fofa!

Caderno leituras como fazer

4. Adorei ler sobre a trajetória de leitor do Fabiano, ou mais uma demonstração sobre “Por que amar bibliotecas”. O finalzinho do post é especial! 🙂

trajetória de leitor

5. Mais uma vez indico o blog “Oxi, Maria!” por aqui, dessa vez com algo muito importante para mim, “7 dicas simples para ser feliz mais vezes“! Comecei um curso no Coursera sobre Positive Psychology (vi traduzido como Psicologia Positiva) e lembro-me de a professora frisar que momentos tristes sempre vão acontecer, mas é preciso haver certo equilíbrio. Ela fez uma pesquisa bem extensa e chegou a uma proporção ideal de três momentos positivos para cada um negativo. As dez principais emoções positivas seriam: alegria, serenidade, gratidão, interesse, esperança, orgulho (gratificação), diversão, inspiração, admiração e amor.

Há dois itens principais sobre isso: 1. Estar aberto. A professora dizia que você não precisa querer ser “positivo”, pois ser “aberto” às emoções é mais importante e verdadeiro. 2. Ela não falava em felicidade, por ser um conceito “totalizador”, mas se pensarmos em “contentamento” ou no “equilíbrio”, tratam-se de sentimentos que precisamos buscar! Por exemplo, se sabemos que “inspiração” é algo que pode melhorar nossa proporção de sentimentos no dia, é importante vermos textos, filmes, vídeos que nos inspirem de alguma forma. Alegria: talvez vermos fotos bonitinhas de gatos na Internet seja mais relevante do que imaginávamos. Gratidão: tentar listar aspectos pelos quais somos gratos em um dia.

Acho que “permitir-se” ser feliz é estar aberto a essas emoções e também buscá-las! A professora dizia que as emoções negativas são mais pungentes, então, por isso, às vezes parecem ser maiores. No entanto, se estivermos abertos, vamos reparar que as positivas são mais constantes do que imaginamos. Isso parece um blablablá, né… rs! O curso é bem legal no começo, há muitos dados. Ela fala sobre como o medo faz com que nos escondamos ou corramos. As emoções negativas, historicamente, nos prepararam e nos salvaram de muitas enrascadas, por isso as positivas não foram estudadas tão a fundo, por não serem questão de sobrevivência, no entanto, hoje sabemos que são essenciais para nos levar além do normal. Se não estivermos inspirados, esperançosos, ao menos interessados, não realizamos nada, né?

Esse foi um tema que relembrei com carinho essa semana porque, claro, fiquei triste. Para mim, “desesperança” é um sentimento péssimo. Quando eu sinto isso, parece que acabou tudo. Cheguei à conclusão que eu preciso SIM buscar a felicidade. Há momentos em que basta olhar com carinho ao redor e os sentimentos positivos vêm, e há outros em que você precisa buscar, com todas as forças! No meu caso, a “força” primordial é a organização. Sem ela, não vou conseguir fazer nada que quero. Meu dia precisa ser milimetricamente pensado ou vou seguir estagnada. Let’s go!!

Bom, e cadê o post da Oxi, Maria? Rs É este aqui:

7 dicas para ser feliz mais vezes

O gráfico é do site sevenlist.com.br que também adorei, vale visitar!

~ ~ ~

Você já me segue no instagram (@livros_no_caminho)? Ainda não me encontrei por lá, mas estou tentando! Rs

tantas palavras chico buarque
Follow me!

Beijos, tenha uma semana incrível! Ou pelo menos 3 para 1… hehe 😉

24 comentários em “Resumo da semana – 10/07/2016

  1. Oi Val , obrigada por citar o meu post , fiquei super feliz! O seu blog é um encanto e suas palavras doces sempre nos tocam. Principalmente o post que você fez ” Triste”, que foi muito profundo e … triste. Externar todos estes sentimentos e passar por estas etapas nos faz crescer , aprender e sentir viva. Beijo grande Claudia Ahhh adorei também o curso Positive Psychology da Coursera, do marcador de livros da Patricia, do post do Chico…

    Curtido por 1 pessoa

    1. 🙂 Obrigada, Cláudia!! Fico feliz que tenha gostado 😉 O curso é legal, não consegui terminar, tenho de me reorganizar em tudo… Mas acho que está dando certo, aos poucos. Muito obrigada! Beijos! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  2. Val!!! Que lindo os marcadores. Eu não sou muito boa com essas coisinhas manuais, mas quem sabe arrisco. Sobre os clipes polêmicos, lembrei que foi sobre isso seu primeiro comentário no meu blog (eu tinha colocado clipes para marcar um livro, o Eu Me Chamo Antônio). Hehehe o clipe polêmico trouxe-nos algo bom!
    Sobre o sorteio, Parabéns para Helena!!! Peninha que não ganhei, mas logo você inventa mais um, e eu tento again.
    E sobre as dicas para sermos mais felizes… muito bom. A gente até sabe muito a respeito, a questão é colocá-las em prática no dia a dia, né? Sobre a organização de tempo, uma hora a gente encontra o equilíbrio para fazemos tudo o que gostaríamos, conciliando com o que precisamos fazer. Bjs e ótima semana!!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que comentário gostoso de ler, Alê, obrigada!! Sua presença sempre deixa esse bloguinho mais alegre 🙂 Ando sendo chata com clipes, né? hehehe E é verdade, na teoria seríamos todos perfeitos… rs… bjos e obrigada!! Boa semana para você! E ps. é verdade, em breve invento mais um sorteio! hehe

      Curtido por 1 pessoa

  3. Caraca :)) Pow, valeu Val :))) Que massa :))) Pow muito feliz mesmo na moral :))) Caraca :))) Total feliz aqui. E todos os poemas vindos sorriem e os vindouros esperam pelo próximo encontro com o próximo que tão bem os acolheu:) Obrigado Val:) Beijão :** E uma semana ótima com mais e mais descobertas massa que compartilhasse:)

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ai, socorro! Fiquei louca pra saber o que você achou de A insustentável leveza do ser!
    Esse livro está no meu top 5 de favoritos da vida, embora minha relação tanto com Tomas quanto com Tereza seja um misto de amor e ódio.

    Vou ficar aguardando ansiosa sua resenha 😀

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ebaaaa, fiquei muito feliz por ter ganhado! Sempre participo de sorteios e nunca tinha ganhado nada hehehe foi uma surpresa muito boa!! Obrigada!!! 😀 E amei seu post, principalmente o momento em que fala sobre a necessidade de buscarmos inspirações, coisas que nos tragam sentimentos positivos… Inclusive já escrevi um pouco sobre isso num post lá no Teia (https://teiaporhelene.com.br/2016/05/25/a-felicidade/)! Espero que esteja encontrando felicidade (na proporção 3×1 hehe) em seu dia a dia. Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Helene! Obrigada pela visita e pelo comentário 🙂 Vou te mandar esta semana o livro, espero que você goste 🙂 Vou ver seu post tb!! Bjos 😉 Uma ótima semana

      Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Brenda,
      Usei uma função no Excel, “random”. Você enumera e lista as pessoas e pede para ele fazer um random entre o número inicial e final. Na verdade, quem escreveu as funções no Excel foi meu marido, mas é aquela que aparece no retângulo branco. 🙂 Beijos, Brenda!

      Curtido por 1 pessoa

    1. É difícil me organizar… Eu não me organizo…. hehe Estou tentando ter um dia fixo, p/ a minha cabeça se acelerar de alguma forma! Hehe Acho q p/ quem tem blog é bom ter um dia fixo semanal ou pelo menos quinzenal, né? Obrigada, Bárbara!!! Bjos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

