O Casaco de Pupa, um livro sobre medos

 

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder, por medo de tentar, o bem que poderíamos ganhar.
William Shakespeare

casaco pupa livro infantil
O Casaco de Pupa, de Elena Ferrandiz, Editora Jujuba

O último livro que comentei aqui tratava de uma metamorfose um tanto quanto desconfortável, uma transformação repugnante sob todos olhares. Agora é a vez de uma mudança libertadora e necessária.

Acredito que o modo como as crianças aprendem a lidar com o medo é essencial para que elas possam “voar” como adultos. O livro da espanhola Elena Ferrandiz, no Brasil com tradução de Maria Krusero, fala sobre muitos medos. Esse é um ponto muito legal, porque a mera citação já faz com que o leitor se transporte para a personagem e reflita sobre seus próprios temores.

Ao menos, esse é o meu tipo de leitura, sempre me coloco no lugar dos personagens, a literatura para mim é um lugar em que o centro do mundo pode ser eu mesma 🙂 Seja para incorporar outras visões à minha, seja para ver meus contornos em outro ser ficcional, ler tem muito a ver com acrescentar a minha percepção à de outras pessoas e vice-versa.

Quando se fala em sentimentos, a identificação é imediata. E ainda posso dizer que achei a Pupa a minha cara! Rs A capa do livro mostra a protagonista envolta em uma bolha, protegida do mundo, mas ela se engana ao tentar se isolar de qualquer decepção ou dor, pois em suas mãos, envolta em outra bolha, está a borboleta esperando alçar voo.

Pupa era uma garota que, desde muito nova, todos os dias pela manhã cobria-se com um casaco de medos. Novidades e eventos inesperados trazem novos receios e, com isso, o casaco aumentava a cada despertar.

casaco pupa livro infantil

O medo sempre foi essencial para nos proteger, mas uma hora é preciso aprender a colocar cada emoção em seu lugar, ou pelo menos abrir um pouco de espaço para a coragem no outro prato da balança. O problema é que os medos de Pupa eram muitos e acalentados em lugar seguro, tornavam-se um peso difícil de se livrar…

casaco pupa livro infantil

Sentia-se envolta pelo medo de que não a quisessem… Não sei como é ser uma pessoa super segura, mas o medo de não ser amado muitas vezes nos impede de sermos pessoas amáveis, de mostrar aos outros nosso melhor lado, de tornarmo-nos “tocáveis” por meio de nossas vulnerabilidades. A perfeição não é amável, ela nos distancia.

IMG_20160816_201241

Medo do futuro… Tudo pode dar errado, então às vezes preferimos a chatice conhecida à falha incógnita. Antecipamos problemas e não as soluções.

IMG_20160816_201656

Medo de dar um passo… Eu não queria que esse post ficasse com cara de auto-ajuda, porque nem eu mesma sei como me ajudar… rs Sou super medrosa, tenho todas as inquietações da Pupa e tento lidar com elas na minha cabeça, preparando terreno, conversando comigo mesma. Acredito que precisamos respeitar nossos medos também.

IMG_20160816_201158

Medo dos outros… Antecipar o que os outros vão achar de nós, ou falar, ou rir é um dos medos mais paralisantes, por isso é muito importante identificá-lo, pois podemos pensar que simplesmente não gostamos das pessoas, quando na verdade é o medo que cria essa muralha ao nosso redor.

casaco pupa livro infantil

Medo dela mesma…

… entre outros. O casaco ficou pesado demais, incapacitando-a a dar qualquer passo. Ela então se livra de todas essas camadas aterrorizantes…

IMG_20160816_195203

e voa!

Que livro lindo. Sei que há pais que leem meu blog, acho que esta seria uma leitura muito boa em família. Não coloquei todas as ilustrações aqui. No livro, o casaco quando vai ficando pesado, toma formas de um verdadeiro casulo. Acredito que a garota precise decidir se vai ficar trancada em seu próprio mundo de pavores, ou quebrar essa casca e voar.

IMG_20160816_201108
Contracapa: “Aquilo que a lagarta chama de fim do mundo, o resto do mundo chama de borboleta”.  Lao Tse

Esta semana ouvi essa música no rádio e fiquei emocionada… I believe I can flyyy

14 comentários em “O Casaco de Pupa, um livro sobre medos

Deixe um comentário

