Resumo da semana – 07/11/16

Um pouquinho atrasado este resumo, mas vamos lá! Este post não tem cara de segunda-feira, né? Combina bem mais com o domingo mesmo.

Fiz duas receitas de doces “menos doces” nas últimas semanas. Veja, não é nível “Bela Gil” de saúde, mas as receitas não têm leite condensado, creme de leite, esses itens mais engordativos e o açúcar é reduzido.

Doce de Abacaxi

Abacaxi por baixo e creme de confeiteiro por cima. Bem geladinho fica ótimo!

O abacaxi é o seguinte, é só juntar a fruta toda picada, uma xícara de água, polvilhar açúcar e levar ao fogo baixo até ficar com “cara” de doce. Não precisa mexer. Já vi receitas que pedem duas xícaras de açúcar, mas realmente não é necessário.

O creme de confeiteiro gera controvérsias, mas eu sigo mais ou menos esta receita. Algumas levam muita maisena, eu prefiro usar apenas duas ou três colheres e esperar o creme engrossar.

Pudim de coco

Encontrei a receita aqui. O meu acabou ficando bem diferente do original por dois motivos: não deixei o açúcar caramelizar muito, por isso ficou mais branquinho e, em vez de 400 ml de leite de coco, usei 200 ml + coco ralado fresco e um pouco de água. Parece um beijinho gigante, muito bom! Na próxima vez, usaria ainda menos açúcar do que a receita manda.

Mas, calma, você não está no blog errado… Minha cabeça está naquele modo super cheio e não tenho conseguido ler muito. Falei sobre poemas essa semana. Segunda-feira passada foi níver do Carlos Drummond de Andrade e ele merecia post e todas as reverências, por isso, citei vários dos meus poemas favoritos dele nessa data especial. Também mostrei minha coleção completa da Folha e mais um poema do Drummond sobre coleções. No sábado, conforme combinado, postei aqui o resumo do meu projeto “365 motivos para amar livros“, que tenho publicado diariamente no Instagram.

Estou meio travada no Precisamos Falar sobre Kevin, acho que tenho medo desse livro… rs Estou lendo “A Pérola” de John Steinbeck, uma novela/parábola muito sensível, que nem terminei, mas já indico. 🙂 Espero falar dela esta semana!

Na verdade, não tenho saído muito, por isso não tenho tantas coisas para contar. Essa semana eu poderia ter ido ver o Valter Hugo Mãe, o que teria sido ótimo, com certeza. Eu também tinha ingressos para o Anima Mundi e não fui. Às vezes a gente fica mais no porão, não é verdade?

Não vá se perder por aí!

  1. Eu já havia lido sobre a história do homem que resgatou 669 crianças de campos de concentração, mas adorei relembrá-la ao ler este post no blog da Nayara. Tudo é muito incrível. Centenas de pessoas deveram a vida a esse senhor, e ele nunca alardeou isso. A homenagem aconteceu porque a mulher dele descobriu o feito em um diário antigo do marido. Amei, amo histórias de pessoas assim. É o que mais gosto de ver na Internet, uma grande inspiração.

senhor salvou crianças judias

2. Também me tocou muito a história da festinha a qual nenhum amigo do aniversariante compareceu. Fiquei lendo o blog da mãe dele. A história é a seguinte: O M sempre havia estudado em casa, pois, em alguns locais é comum e permitido “homeschooling”. Nos EUA, o ano letivo começa no meio do ano, e o M finalmente foi estudar em uma escola “normal”. Em um mês, seria seu aniversário e ele estava muito animado para que seus amigos fossem à sua casa comemorar, porém, no dia, ninguém apareceu. Acho que houve uma grande falta de comunicação.

O menino é uma graça, parece ser muito bonzinho. Claro que a primeira coisa que vem à nossa cabeça é que ele deve ser um capetinha e ninguém gosta dele, mas pelo que vi, não foi bem isso, ele é um doce de criança. No dia seguinte, ele levou as lembrancinhas aos colegas mesmo assim. Eu jogaria na cabeça deles.

Os detalhes e o desenrolar da história são cativantes, pois o post da mãe viralizou e o menino acabou recebendo vários presentes e fez muitos novos amigos, inclusive ajudando crianças que não têm muitos amigos e organizando doações dos brinquedos recebidos. O tema da festinha era a sua série literária favorita, “Diário de um banana”, e ele acabou visitando o escritório do autor e o conheceu pessoalmente!

Veja os detalhes no blog da mãe do M.

https://peanutlayne.blogspot.com.br/

3. AMEI este post sobre bolsas de livros. Eu já havia visto algumas de papelão, mas essas são muito mais legais e lindas e tudo que eu queria… rs Veja no blog Beleza Descomplicada essa verdadeira perdição. Difícil seria ter de escolher uma só, é uma mais linda que a outra! Tem Jane Austen, Hamlet, O Sol é para Todos..

bolsa livros

4. Um post super interessante sobre um livro marcante que li ainda na faculdade: “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke. Em poucas páginas, aprendemos muito sobre poesia. O post vale muito a pena.

Rainer MAria Rilke

5. Faz um tempinho, na verdade, que li essa matéria na Revista Piauí. É sobre a perda de um filho e me tocou muito… “Já não era mais terça-feira, mas também não era quarta”. Fiquei pensando se postava aqui ou não, por ser de um veículo grande e conhecido, mas talvez alguém precise se encontrar nessas palavras.

perda filho

~ ~ ~

Uma imagem para adocicar a segunda-feira:

Acho que foi a coisa mais legal que já recebi pelo Whatsapp… rs Minha amiga Louise mandou.

É isso, pessoal! Quero muito falar sobre A Pérola esta semana, afinal fica estranho todo esse “amor aos livros” e eu mesma não leio nada, né? Rs

Obrigada pela visita!

Beijos e boas leituras!

13 comentários em “Resumo da semana – 07/11/16

Adicione o seu

  1. Muito bom o resumo da semana! Esse pudim de coco me deu água na boca (*¬*). Quanto às bolsas literárias, difícil escolher somente uma, hahahaha. Que gracinha a imagem que adocicou a segunda-feira. Beijos, Val!

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

