Resumo da semana – 29/01/17

Semana boa é semana com feriado! Nessa, foi o níver de São Paulo, cidade que amo muito. Dá para notar isso aqui no blog, né? 🙂

Precisei resolver algumas pendências chatas no 25 de janeiro, mas mesmo assim deu para participar um pouco da festa. Veja só, é exatamente isso que amo aqui: parece que há tempo para tudo, não importa o que aconteça!

Fomos ao “Universo Vinil”, Feira de LPs do Sesc Vila Mariana. Cheguei depois da programação de workshop e bate-papo, mas consegui aproveitar a discotecagem do DJ KL Jay, dos Racionais MCs.

Sesc Vila Mariana Discos Jay

Pessoal todo meio paradão, mas as crianças sabem aproveitar uma festa!

img-20170125-wa00071

A xepa estava boa:

Sesc Vila Mariana Discos vinis

Vinil Sesc Vila Mariana

Ainda não conhecia o Sesc Vila Mariana e adorei o espaço, muito bonito e acolhedor. O metrô mais próximo é o Ana Rosa.

Sesc Mariana átrio golfinhos baleias

img_20170125_173836496

Do Sesc, fomos a pé à Avenida Paulista, que estava fechada para carros. Como é gostoso andar por lá no meio da rua! Depois ficamos sabendo que mais cedo houve uma programação bem legal, com piano voando e tudo.

img_20170125_184759242_hdr

img_20170125_184926247

Grafite de Eduardo Kobra com a imagem de Oscar Niemeyer. Vamos aproveitar enquanto existe!

Enquanto isso, aqui no blog…

O livro da semana foi um super diferente do comum, “A Simples Beleza do Inesperado“, do físico Marcelo Gleiser! E que honra, ele comentou o post e publicou um link nas redes sociais dele, o que fez bastante gente visitar o texto:

Marcelo Gleiser Simples Beleza Inesperado
Bela e acessível, gente!

Esse livro me tocou, realmente, quanto à importância da conexão com a Natureza, como parte de nós mesmos. Estou buscando comer menos carne. Na semana, não comi carne vermelha. Comi peixe e um pouco de frango, pois eram coisas que eu já tinha aqui, mas estou evitando. Aguardem-me, grão-de-bico e cogumelos vêm por aí 🙂

img_20170128_132228508

Estou tentando organizar o blog. Quero falar toda semana sobre um livro, porém é mais difícil quando são extensos. Vamos às estratégias: estou lendo “Precisamos falar sobre o Kevin” e não vou terminar nos próximos dias, então decidi falar sobre “A Pérola”, de John Steinbeck na terça-feira. São apenas 44 páginas, se você quiser ler, está disponível neste link.

Meu outro post fixo é do Projeto Clarice Lispector – Todos os Contos! Comentei o primeiro de todos, “O Triunfo“, e fique super feliz com a interação aqui no blog. Apesar de serem leituras rápidas, muitas vezes os contos exigem uma análise mais meticulosa, porque tudo tem significado. Falei sobre o papel da luz e a água nesse texto, como eles surgem mínimos na tela pintada por Clarice e crescem até tomar conta de todo o cenário, “iluminando” e “lavando” a alma da personagem principal.

Nesta semana, vou analisar “Obsessão”, o terceiro conto do livro A Bela e A Fera, que se encontra disponível para download no link. Vamos?

Às terças-feiras, pretendo postar sobre as leituras aleatórias de livros e às quintas o projeto da Clarice. Sábados e segundas-feiras são meus dias de folga, afinal, para falar de tudo isso, eu preciso ter um tempinho para ler também, né? hehe Mas sempre pode aparecer algo, como novidades ou tags.

Falando em tags, várias pessoas já postaram respostas à que criei, “Ler é um presente”! Estou amando ler cada uma delas:

Quartas-feiras são dedicadas à música. Esta semana pretendo falar sobre meus discos 🙂 Na que passou, comentei “Cinco músicas para gostar do Bon Iver“. Foi uma banda que adorei conhecer, inclusive pensei que finalmente tenho alguma banda da atualidade favorita, o que me torna menos “chata”, não é mesmo?

Falando nisso, o Spotify criou uma lista com as músicas que mais ouvi no ano passado nessa plataforma. No topo estão The Cure, Mayer Hawthorne, Led Zeppelin, Leonard Cohen, Tom Waits e Björk. Continuo amando todas em 2017!

Ano passado, falei mais sobre poemas, este ano estou achando que é análise demais neste blog, nem na época da faculdade eu precisava pensar tanto…rs Então, para deixar as coisas mais leves, às sextas-feiras vou falar sobre pequenas “Delicadezas”. Nesta semana postei sobre “Worry people“, as pessoinhas para quem podemos abrir nosso coração. Adicionei um poema auto-explicativo da Cora Coralina, só para não perder o costume 😉

Que post comprido, vou parando por aqui… mas antes…

Não vá se perder por aí!

  1. Amei este post do blog “Estranhos e leigos” com ilustrações para ansiosos

anxiety13

2. E também este post do “Balaio das Sete”: Sobre Contar Histórias. Queria decorar tudo isso para responder quando perguntarem sobre a importância de ler ou contar histórias. 🙂

3. Outro post sobre “O Triunfo“. Nele, o Douglas realçou a importância do olhar na obra da Clarice, uma perspectiva enriquecedora.

Beijos, pessoal, uma ótima semana para todos!

7 comentários em “Resumo da semana – 29/01/17

Adicione o seu

    1. Oi, Bárbara, que legal 🙂 Quero receitinhas, com certeza! 🙂 A gente se surpreende com as coisas, né… não gostava de shimeji, agora to gostando… hehe estou aberta a novos sabores 😉 Bjs e obrigada!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Val, nem vou dizer que amei esse post tá? rs Me considero a paulista mais fajuta que existe, passei o feriado do dia 25 o dia todo em casa de pijama, sem vontade de sair pra nada. Minha amiga até me chamou para um concerto de jazz, mas não rolou pra mim, rs. Bjos ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

