Resumo da semana – 05/03/17

Bom dia, pessoal!

Estou fazendo um bolo meio diferente hoje, até eu acabar de escrever o post, acho que já estará terminado, aí mostro para vocês se deu certo ou não! 😉

Essa semana fiz minha faxina aqui, quase terminei de lavar toda a roupa… Faltam lençóis, mas consegui ir muito bem, até. Organização é a palavra de ordem, e vou aproveitar hoje para definir o que fazer a cada dia. O problema de querer fazer o mais “importante” primeiro, é que são tantas coisas, que pode não sobrar tempo para outras mais supérfluas, como ler um livro… Não que eu ache isso, no meu mundo, ler e estudar sempre vão ser mais importantes do que varrer a casa, mas no mundo prático das coisas, outras “obrigações” vêm na frente e também são essenciais

Estou prestes a começar dois projetos de leitura. Vou ler com a Lulu do blog Lulunettes o livro “Anne de Green Gables”, sobre o qual sempre ouvi falar, mas não sabia nada, quase como caviar, sabe, gente. Estou animada porque nunca fiz leitura conjunta com outro blog. Fiz uma compra vitual que não deu certo e agora estou pensando se aproveito o desconto da Saraiva de 50% no dia das mulheres ou compro a versão em inglês logo. Vocês saberão 😉

Outro projeto de leitura da vida, que eu espero concretizar em breve, porém ainda preciso encaixar datas é Irmãos Karamazov. Não aguento mais não ter lido esse livro! Eu sei que vou amar porque Crime e Castigo é um dos meus preferidos e me apaixonei por quase tudo que li do Dostoiévski (o “quase” é devido a “Recordações da Casa dos Mortos”, que não cheguei nem à metade e não quero ler, risquei da lista, estou bem com isso…). Irmãos Karamazov é o último romance de Dostoiévski, sinto que seja algo apoteótico. O problema é que o livro é gigante e leio muito devagar. Eu teria que dar umas férias ao blog e voltar um ano depois, pessoas já teriam envelhecido, mudado, esquecido dos blogs… Rs

O que pretendo fazer para ler é mudar um pouco meu estilo de leitura, que geralmente é “deixa a vida me levar” (juro que não andei ouvindo Zeca Pagodinho). O post sobre o projeto da Anne deve ir ao ar aqui no blog no dia 08 de abril e esse livro também não é curtinho, são mais de 400 páginas, então pretendo lê-lo em março e deixar o post agendado para essa data, enquanto vou trocando e-mails com a Lulu.

Quero que março seja um mês para “pôr ordem na casa”. Vou ler alguns livros mais curtos da Coleção da Folha, fazer esse projeto da Anne e gostaria muito de ler O Estrangeiro de Camus e mais dois livros curtos que comprei, um do Mário Sérgio Cortella e Alice no País das Maravilhas, que acho que tem que estar aqui no blog. Vou ler IK em abril. A minha versão tem 910 páginas. Abril tem 30 dias, o que dá uma média aproximada de 30 páginas por dia.

Tenho dois problemas para ler rápido e todo dia: acontecem muitas coisas doidas aqui em casa que me tiram da rotina e sair do planejado me cansa mais do que tudo, aí não tenho cabeça para ler, prefiro fazer algo que não precise pensar. O segundo fator é que, se eu mergulhar de verdade nos livros, com muita facilidade eu fico imersa em algumas partes e não consigo ir para a frente, é como se fosse uma ressaca literária durante a leitura e não após… Acumulam-se reflexões ou sentimentos e é um peso que não dá para passar por cima. Bom, vou tentar encarar IK de maneira mais profissional.

Bom, aí o blog vai ficar vazio? Claro que não, ele já faz parte da minha doideira diária, praticamente, mesmo quando não há post, estou pensando muito no blog, escrevendo rascunhos que nunca vão ao ar… rs Meu plano é falar sobre meu TCC neste 1 mês! Então o cronograma seria o seguinte:

Semana 1 – Comentar “Como um Romance”, do Daniel Pennac. É aquele livro que fala sobre os direitos do leitor. Entremear alguns outros livros, como “O Prazer do Texto”, de Roland Barthes.

Semana 2 – Comentar “E a história começa…”, do Amós Oz. Esse livro é uma aula de literatura com muita paixão, o melhor livro desse estilo que já li, ele conversa como uma pessoa real com outra pessoa real, sabe? Ele faz análises profundas, mas nada de linguagem acadêmica chata.

Semana 3 – Comentar “Memorial do Convento”, de José Saramago. Livraço. Desafio qualquer pessoa que fale mal do Saramago a ler esse livro e não achar que é uma obra prima. MEU, fiquei muito brava essa semana com uma pessoa RIDÍCULA que falou mal do Saramago sem qualquer argumento, sem ter citado qualquer livro. Sou super ponderada com tudo, mas não venha falar mal do Saramago sem argumentos e sem deixar caixa de comentário na porcaria do seu blog para que eu possa te chamar de IDIOTA completo. INJUSTIÇA. Merece CAPSLOCK, merece xingamentos da 4ª série! Não sei lidar com pessoas falando mal do Saramago, não mesmo. Mas não sou doida, gente, uma coisa é a pessoa dizer que não gostou, não curtiu o estilo, ok, gosto é gosto, entendo completamente. Mas falar que ele escreve MAL???? Nossa, que PATETA. Não, não tenho maturidade quanto a isso. “Ai, como sou intelectual, falo mal do Nobel blablablablabla” Nossa, sério, vai ler em vez de ficar dizendo besteira na Internet. FIGHT!

*Respira…*

Semana 4 – Comentar “A viagem do Elefante”, do Saramago também, e comparar os dois livros, pois um é o Saramago a plena força e o outro é um livro que “convida” o leitor, anda lado a lado, ensina a ler.

Esse será abril! Eee! Tomara que dê certo. Fazer esses posts não vai ser fácil. Isso é um fato também, eu me proponho umas coisas meio difíceis. Vocês percebem como ter um postzinho apenas neste blog por semana não é das coisas mais fáceis?

Nossa, me estressei com aquela pessoa do Saramago, mas tinha que falar, já que esse ser não tem comentário, e-mail, nada no blog dele.

Bom, tentando voltar ao normal… Essa semana foram dois posts aqui no blog. Um sobre “De repente, nas profundezas do bosque”, de Amós Oz. Se você não viu o post, dê uma passadinha, é um livro encantador. Eu gostaria de publicar algo assim um dia. O post da Clarice chegou atrasado, mas com carinho. Escrevi sobre o conto “A Fuga” e amei cada comentário deixado no post. 🙂

Falando sobre Clarice, lembrem-se que ainda dá tempo de participar do sorteio aqui do blog com outras três parceiras para ganhar “Todos os Contos”, “A Hora da Estrela” e um marcados exclusivo. Basta curtir a página do blog no facebook (facebook.com/1pedranocaminho) e…

Curtir facebook.com/euliouvouler
Curtir facebook.com/dicaasdaisa/
Seguir o canal youtube.com/user/blogsubindonotelhado
Avisar a gente no seguinte link -> http://bit.ly/2ll3X4d

E o bolo? Deu certo, sim! Ficou pequenino, mas cresceu, como dá para ver pelas ranhuras… É um bolo de cacau com açúcar mascavo. Receita aqui

bolo cacau açúcar mascavo

Não vá se perder por aí

Nossa, gente, demorei tanto para escrever esse post que vamos de uma indicação só, mas bem legal. Lembram que eu fiz aquele guestpost no Sobre Livros e Traduções sobre lugares literários em São Paulo? A Nataly Nunes fez uma versão para o Rio de Janeiro lá no SLET e ficou bem legal! Visitem!

real gabinete leitura rio janeiro

Beijos, boas leituras e curtam o blog no facebook para participar dos sorteios e receber as novidades! 😉

 

25 comentários em “Resumo da semana – 05/03/17

Adicione o seu

  1. Valéria, você é super ambiciosa com este blog, hein… Ótimo, claro, significa que tem paixão para produzir várias coisas de qualidade. Eu me lembro de me sentir assim, querendo fazer um milhão de posts para o meu blog antigo. A gente se cobra. Porém, cuidado para um limite saudável não passar despercebido. Às vezes queremos fazer demais.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Camis! Obrigada pela visita 🙂 Acho que não é questão de ser ambiciosa com relação ao blog. Por exemplo, não tenho pretensão comercial com ele. Acho que o que faço aqui é para alguém que tem paciência para ler, sabe? Isso não atrai muitas pessoas, acho. Mas é, sim, algo que me imponho para não ficar parada. Para não ler só dois ou três livros por ano, como já fiz. Preciso ler, preciso ter projetos, não quero que minha vida seja só lavar xixi, sério mesmo, preciso me lembrar de quem eu sou, e é mto disso que está aqui no blog 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  2. Estou com você. Dizer que Saramago escrevia mal?? Nossa, sem comentários. Gosta ou não gostar é da liberdade de cada um. Gosto não se discute mesmo, mas Saramago é um dos génios da literatura. No entanto, como disse num post do meu blog, para ler Saramago você deve deixar preconceitos religiosos, políticos, … completamente de lado. Se assim não for, não o leia.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade… Acho que a pessoa leu um livro e tirou uma conclusão sem saber muito bem do que se tratava. Para apreciar a maior parte das artes, acredito que esse desprendimento seja importante. Bjs!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Val, grandinho o post, mas eu li tudo. O que é ou como é “leitura conjunta”? Não some do blog, deixa programado teus posts. Se nada mudar, tenho post até maio (segunda quinta de cada mês), se eu não alterar, desistir disso. Beijos, Mauro

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Mauro, também não sei muito bem como é a leitura conjunta, estou começando nisso agora. Acredito que eu e a outra blogueira vamos ler e conversar sobre o livro antes de fazermos o post 🙂 Vou tentar deixar algumas coisas programadas, vamos ver. Obrigada pela visita e apoio!!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Eu já li Memorial do Convento na época da faculdade, n me lembro muito da história. Sei que n é uma leitura fácil, talvez por isso algumas pessoas acreditem tratar-se de uma obra ruim, o que n justifica falar mal da obra ou do autor.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Gio! Tb não achei fácil ler Memorial do Convento. A página inicial tive de reler umas duas vezes… rs Eu tomo mto cuidado para não falar mal de nenhum escritor, porque sempre pode ser algo pessoal ou que eu não tenha entendido… Bjos e obrigada pela visita!

      Curtido por 1 pessoa

  5. Oies Val! Por onde começar… O bolo ficou bom? rs Menina que treta foi essa sobre Saramago? Super concordo com vc, uma coisa é você não gostar, outra completamente diferente é falar que o autor escreve mal, provavelmente pq a pessoa ou não entendeu a história ou pq teve muita dificuldade… (ou porque é pentelho mesmo e gosta de causar discórdia) … Fiquei muito feliz por saber do seu objetivo de ler mais e principalmente os da Coleção da Folha, podemos até conversar sobre 🙂 Tenha uma ótima semana! Bjos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Cá! Vi as notícias da USP hj e pensei em você… Sobre o bolo, ficou meio com gosto de nada, mas dá p/ encarar… hehe Já estou menos brava com essa pessoa do Saramago, parei de seguir e é isso aí… rs Sobre a Coleção da Folha, podíamos marcar de lermos algum livro juntas e postarmos. Só que seria, sei lá, p/ daqui a um tempo pq já estou meio soterrada heheeh 😉 Bjs!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Oies Val! Mulher, o ani já começou num inferno! Provavelmente terá greve novamente esse ano 😦 Nem me fale em estar soterrada com leituras, estou na primeira semana e quase entrando em desespero hahaha! Mas podemos combinar algo sim, vou adorar 🙂 Sobre o bolo, rs faz parte né? Bjos ❤

        Curtido por 1 pessoa

  6. Do Saramago apenas li ao “A jangada de pedra”. Gostei. Inclusive o nome do blog (diplomatasdoconstante.wordpress.com) veio daí. Como um dos fundadores gosta de Vinicius de Moraes – que foi diplomata – ele sugeriu o nome diplomatas. E eu havia sugerido constante, que é o nome do cachorro da história. Acho que havia lido o livro há uma semana. Aí tava reverberando 🙂 Mas lembrei do nome do cachorro por causa da história do cachorro ser o melhor amigo dos humanos e tudo mais 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

