O dia de hoje e 3 escritoras inspiradoras

Fiquei o dia inteiro pensando no “Dia da Mulher”. Não queria ser chata, mas me incomodam demais essas declarações sobre como as mulheres são fortes. Se todo mundo estivesse fazendo sua parte, talvez essa “força” não se sobressaísse tanto.

Eu não quero mais ser forte. Estou trabalhando devotadamente para ninguém achar que eu sou capaz de nada e assim não me relegarem mais tarefas que não desejam fazer. Sou super fraca, anotem aí. E vulnerável também.

Quando falarem que as mulheres conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, não deem risadinha, não, porque esse é só mais um jeito de nos enfiarem mais papéis nas mesmas 24 horas que todo mundo tem. Quando disserem que somos delicadas, pode ser uma maneira de dar a entender que somos muito graciosas quando estamos quietas e sorridentes e não reclamamos nossos próprios direitos.

É difícil saber quando um elogio é realmente algo bom, eu só sei que essas mensagens sobre as mulheres que levam o mundo nas costas me dão nos nervos, porque dava muito bem para cada um ir segurando seu pedacinho sem sobrecarregar ninguém. O melhor elogio é a liberdade. O melhor presente é cada um fazer sua parte.

dia das mulheres
Será que estou exagerando? Será que é bom ser “forte pra diabo”?(me senti a tradutora da Sessão da Tarde agora)

Fora isso, não sou boba e aproveitei muito bem as promoções do dia, claro! Comprei seis livros sensacionais. Enquanto não chegam, resolvi contar a vocês quais são as três escritoras que mais me inspiram. Digamos que não sejam exatamente novidades aqui no blog, mas quis deixar registrada a homenagem a essas mulheres fascinantes, além da mera reclamação. Rs

Contem para mim quais são suas escritoras favoritas e se o cupom da Saraiva chegou ou não, afinal. 😉

lygiabojunga.png

Lygia Bojunga é uma escritora brasileira que recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, que é algo como o “Nobel Kids”. Ela alia fantasia e sonho para comunicar-se de forma inteligente e muito sensível com as crianças… e todos nós. Indico A Casa da Madrinha,  que não fez parte da minha infância, pois conheci-o já adulta, porém é um dos livros mais incríveis e tocantes que já li.  Trata da história de um menino brasileiro e pobre, que deixa de ir à escola para ajudar sua família trabalhando nos faróis, porém busca um lugar de encantamento. A minha descrição é um pouco clichê, mas é o inverso disso que você encontrará na escrita de Lygia. Ela é muito inspiradora por levar às crianças, de maneira doce, uma profunda reflexão sobre a realidade. Nunca vou me esquecer do pavão que não podia pensar muito, pois instalaram um “filtro de pensamento” nele, então tudo em sua mente era “pingado”,  suas curtas reflexões surgiam apenas em umas gotinhas aqui e ali, sem a oportunidade de se aprofundar em nada. Sensacional.

clarice lispector linda foto

Sei que o blog já está forrado até a tampa de Clarice, mas o que posso fazer? Ao falar em contos e romances, não consigo deixá-la de lado, pois considero Clarice Lispector a própria dona das palavras todas! Ela me inspira muito a ler mais e a ser mais inteligente, pois reconheço na genialidade de sua escrita algo que não consigo atingir de maneira fácil, mas que, após a segunda lida ou um olhar mais atento, sempre me arrebata. É um rio profundo que não conseguimos esgotar. Propus um projeto lento de leitura para Todos os Contos, pois sua escrita de artesã merece essa dedicação. Indico a iniciantes em sua obra, “A Hora da Estrela”, seu último romance, pela delicadeza e identificação que qualquer brasileiro pode sentir diante da história da garota tão pobre que só comia cachorro quente…

sophia mello breyner andresen linda foto

Bom, existem poemas… e existem os poemas portugueses. Conheço mais pessoas que não gostam de poesia do que gostam, mas talvez se eu não tivesse tido a chance de passar manhãs inteiras na faculdade analisando Fernando Pessoa, José Régio, Miguel Torga, entre outros, eu também não teria essa conexão com as palavras enfileiradas em versos. E, além de tudo, temos Sophia de Mello Breyner Andresen, a perfeição em forma de poeta. Parece que ela inventou isso de usar as palavras. Ela me inspira a ter profundidade. Sua arte é tão sublime, ali em poucas palavras descobre um buraco aberto em nosso coração, provoca os ventos, deixa livres as correntezas. Indico com muito carinho dois dos poemas mais bonitos que já li: “Terror de te Amar” e “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo“, sobre os quais falei no início do blog.

~ ~ ~

Algumas outras favoritas que já passaram por aqui:

~ ~ ~

Curta a página do blog no facebook 😉

19 comentários sobre “O dia de hoje e 3 escritoras inspiradoras

    1. Verdade, Juliane. Às vezes a gente msm se esforça para mostrar o quanto somos boas em muitas coisas, mas é algo que se reverte contra nós de maneira muito rápida… Bjs

      Curtido por 1 pessoa

  1. Como diria Sophia:

    “Inventei a dança para me disfarçar.
    Ébria de solidão eu quis viver.
    E cobri de gestos a nudez da minha alma
    Porque eu era semelhante às paisagens esperando
    E ninguém me podia entender.”

    Forte como o deserto, silencioso como o mundo. Também prefiro.

    Bjs, guria!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bacana seu texto, Val! (^_^) A sociedade patriarcal e capitalista só pode alimentar essas “qualidades” para nos inibir. E olha que essa pressão sobre nós é uma pontinha do mal que esse sistema provoca em todas as mulheres. Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Uauuu! O que foi isso? “É difícil saber quando um elogio é realmente algo bom, eu só sei que essas mensagens sobre as mulheres que levam o mundo nas costas me dão nos nervos, porque dava muito bem para cada um ir segurando seu pedacinho sem sobrecarregar ninguém. O melhor elogio é a liberdade. O melhor presente é cada um fazer sua parte.” Arrebentando como sempre Val! Gosto de ver sua opinião sincera sobre as coisas! Bjos ❤

    Curtido por 1 pessoa

      1. Oies Val, vamos sim, mas com a volta na faculdade já precisei ler “Os sofrimentos do jovem Werther”? nem sei quando vou conseguir voltar a sortear de novo, rs … Mas de vdd, quero muito fazer um projeto com vc 🙂 Bjos

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

