Uma geladeira de livros {Delicadezas 5}

Algo que amo em São Paulo é que você uma hora está em um lugar que se parece tanto com uma cidadezinha interiorana, porém, em poucos passos já chega a uma avenida cheia de comércio e rapidez e todos correndo e deliveries e Lojas Americanas. Como já morei em outros lugares, sei que as pessoas veem minha cidade como a segunda descrição e até têm certo medo daqui. Ao meu ver, no entanto, São Paulo é uma cidade tão cheia de delicadezas…

Sou apaixonada pelos lugares literários incríveis e grandiosos que temos por aqui, mas esse “miniespaço” de leitura aqueceu meu coração.

Fiz essas fotos há algum tempinho, mas hoje, tentando ainda escrever sobre Clube da Luta, vi os posts que estavam em rascunho e decidi resgatar este. São imagens de paz para mim. Um lugar calmo, um domingo, essa árvore linda e a confirmação de que existem pessoas fazendo muitas coisas boas aqui do lado.

biblioteca geladeira lapa

Eu já tinha visto na Internet sobre essas “geladeiras de livros” em outros lugares, mas não consegui encontrar quem as faz em São Paulo. É uma iniciativa muito legal, não?

biblioteca geladeira leve devolva lapa

Essa pracinha linda fica aqui na Lapa. Há pouquinhos minutos da Rua Doze de Outubro e do Mercado Municipal da Lapa.

biblioteca geladeira lapa

biblioteca geladeira lapa

biblioteca geladeira lapa

Gente, que fofo. Eles colocaram até banquinhos. Uma verdadeira minibiblioteca.

biblioteca geladeira lapa

biblioteca geladeira lapa

biblioteca geladeira lapa

Os livros lá dentro não parecem tão legais, né? Queria doar uns três. Vocês têm alguma sugestão? Não queria chegar chegando, com livros que as pessoas precisem de mais repertório para ler… Queria encontrar algo que fosse apaixonante logo de cara! Gostaria muito de recomendações!! Sabe, algo que um adolescente pudesse passar ali no caminho para a escola, pegar e amar. 🙂

biblioteca geladeira lapa

Bom feriado, pessoal! 😉

Anúncios

31 comentários em “Uma geladeira de livros {Delicadezas 5}

  1. Fantastico, maravilhoso. belas fotos, é claro que tem algo mas afundo desta delicadeza da paisagem sim disseminação do conhecimento.
    Bom dia! feliz fim de semana para todos nós leitores.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Val, meu namorado sugeriu O Guia do Mochileiro das Galáxias volume 1. É curto e envolveu muito ele, que não curte muito ler. Achou bem engraçado. Eu indico Harry Potter, que foi uma série que marcou minha infância e adolescência e me prendeu do início ao fim.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Que legais as indicações, Renata!! Estava pensando seriamente sobre HP, apesar de eu não ter lido inteiro, sei q mtas pessoas amam. O guia tb deve ser mto legal, vou dar uma olhada. 😉 Mto obrigada pelas ideias, adorei ❤

      Curtido por 1 pessoa

  3. Por nada! Que façam bom proveito desses livros todos. Mesmo os livros didáticos de ensino médio podem ajudar alguém que esteja considerando prestar concurso, por exemplo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade, você mencionou algo que não tinha me ocorrido. Livros sempre têm alguma utilidade 🙂 Já vi matérias sobre garis que estudaram com livros que estavam no lixo e aprenderam mto, passaram em vestibular/concurso. Bjos, Renata!

      Curtir

    1. Oi, Verônica! Esta fica aqui na Lapa, em São Paulo! Realmente a geladeirinha está precisando de um up, vou tentar colocar uns livros legais e ver o que acontece 😉 Bjs!

      Curtir

  4. Olá Val,

    Essa ideia é muito bacana mesmo. Na universidade onde estou mestrando, aqui em Santa Catarina, temos algumas geladeiras espalhadas pelo campus. Inclusive, foi numa dessas geladeiras que me deparei com uma obra necessária à minha pesquisa, que até então, só havia encontrado noutras línguas, menos em Português. Para minha surpresa, lá estava ela, esperando um leitor desatento aparecer e tirá-la do congelador direto para as páginas da dissertação … Essa mesma prática (geladeira cultural) acontece na minha cidade natal, onde voltei a residir. Só que ao invés de geladeiras, temos espalhadas por toda orla da praia, caixas de leitura. Nessas pequenas caixas simpáticas de acrílico, os transeuntes podem ter acesso as mais variadas obras que estariam no lixo ou sendo devoradas pelas traças. Precisamos ler, precisamos aprender a ler, precisamos “apreender” a leitura. Pois assim, teremos acesso ao mundo objetivo e subjetivo através da imaginação. Também escreveremos melhor, pensaremos e seremos mais reflexivos. Ler é um exercício para o cérebro. Não somente acúmulo de conhecimento , mas sabedoria para decidir o quê devemos acumular e como usá-lo.

    Boa matéria! Siga escrevendo, sigo te lendo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você comenta de forma tão legal, que nunca sei bem ao certo o que responder de volta. 🙂
      O seu achado foi incrível. Comentei no instagram que achei versões em francês e português de O Estrangeiro, de Camus, em uma dessas doações, achei fantástico. Fico pensando se só ter os livros à disposição seria o suficiente, pois as pessoas precisam aprender a ler, analisar, interpretar. De qualquer forma, é um ótimo começo. Obrigada pelo comentário, adorei!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Bom dia Val, é um prazer ler você. Quanto aos comentários, quando penso serem pertinentes e que de alguma forma colaboram para enriquecer seu texto, sua contribuição cultural, os faço com alegria e desejo de que as pessoas leiam e percebam que a intenção vai além das curtidas. Que
        Se dispõe a compartilhar saberes, de alguma forma professa, ensina, soma. E quem lê, dialógicamente, pode criticar e refletir sobre sua realidade no contexto de sua experiência. Por isso, somamos e formamos uma comunidade de múltiplos saberes, onde depende de todos o crescimento qualitativo a que nos propomos gratuitamente divulgar.

        Siga somando, que sigo aprendendo!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Adorei seu comentário, novamente. Você falou em compartilhar, somar, e escrever aqui me faz ter muita vontade de dar aula mesmo, de ter essa troca com mais pessoas, de contribuir na escola ou academicamente. Bjs!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s