Resumo das semanas – 03/06/17

Muito para contar por aqui, pessoal!

Vamos dar uma organizada geral no que se passou neste pouco mais de um mês de ausência? Vamos, sim, afinal, muito aconteceu e preciso pôr em ordem esta baguncinha.

  • A parte mais legal: o blog completou um ano de existência e, até agora, vocês só tinham visto mimimi por aqui, né? Rs, sim, eu sei… A novidade boa é que resolvi presentear alguns leitores do blog. Como sorteio nem sempre é algo justo e há pessoas que acompanharam meus posts bem de pertinho, resolvi preparar algo para os cinco maiores “comentaristas” no período. A essa altura, as coisas já mudaram, mas vamos encerrar o ciclo. Não fique chateado se você comenta e participa e não está na lista. Esse foi o recorte do primeiro ano, mas sei que há pessoas incríveis por aqui, vocês melhoram meus dias, minha comunicação, fazem parte de tudo, sem saber o quanto! Mais do que quantidade, sinto que há uma qualidade incrível nas mensagens aqui postadas, com relação a sentimento, carinho, identificação.

    Nunca fiz campanha por comentário e eles aparecem de maneira muito espontânea. Vocês escrevem coisas que me tocam muito. Linhas, linhas e linhas muitas vezes que me surpreendem com tanta sensibilidade. Gostaria de distribuir dinheiros, casa própria, chocolates 80% cacau e muito mais, porém, apostei no amor pela leitura e no apreço pela delicadeza que eu sei que vocês compartilham.

    Conversei com a Alice, do Instagram Só mais essa página, sobre os super lindos modelos de marcadores que ela faz e papo vai, papo vem, descobri que ela também ama “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway. Esse foi o livro que mais amei ler no ano passado e já está no meu top 5 da vida, porque foi muito amor, muita lágrima, muita descrição do meu caminho (e pedras/tubarões) nessas páginas. Pense em alguma coisa que você ama: chocolate, praia, jóia, sei lá, mas é essa devoção que tenho por esse livro. Ela criou um marcador muito maravilhoso em um simples fim de semana e encomendei cinco para presentear o pessoal que mais comentou aqui no blog entre março de 2016 e 2017. Bom, encomendei seis, porque eu também mereço, afinal, eu sou a maior comentadora, pois respondo a todos! hehehe Agora esse modelo está presente na lojinha dela, mas saibam que foi feito em primeira mão para nós:

marcador presente comentaristas blog

Cada leitor listado aqui vai ganhar um marcador d’O Velho e o Mar e outro desse pequenino, porém, fofo, fechando a duplinha ler + escrever. Gostei do fato de eles serem bem neutros, acredito que vocês vão gostar. 🙂

E os marcadores vão para… Camila, do A Bookaholic Girl, Jorge Sasgarante, do Diplomatas do Constante, Silvana, d’ O Miau do Leão, Barbara, do The Room 1408, e a Alessandra, d’Os Livros que vivi. Vou entrar em contato com cada um para saber endereço de entrega.

comentarios blog

 

  • Vocês se lembram do meu post sobre a Exposição Rever, do Augusto de Campos, no Sesc Pompeia? O pessoal da Revista Unespciência entrou em contato comigo para usar as fotos do post para ilustrar um artigo no formato digital e impresso da revista. Fiquei super contente! Fotos não são meu forte, então achei isso bem legal. Eles me mandaram dois exemplares impressos da edição 85:

unespciência fotos exposição rever augusto campos

Para visualizar online, segue um link da versão reduzida, com apenas uma foto, e da versão em pdf completa.

  • Fui agraciada com um prêmio blogueiro, ou melhor, o mesmo prêmio, por algumas pessoas diferentes: “Versatile Blogger Award”, pelo Gabriel, do Resumo de Livro, pela Ju, do Ju Orosco Blog, a Mi, do Mistura Criativa, a Marcela, do Devaneios da Lua e o Igor, do Reduto do Bardo. Muito obrigada, pessoal!
  • Gente… Fechei uma parceria tão sensacional para este blog que não sei nem como dizer. Vou esperar a “concretude” chegar às mãos e volto a comentar. Eu perdi bastante o encanto com isso de parcerias porque não tenho muito tempo para ler e não quero ser obrigada a ler esse ou aquele livro como imposição, porém, há três parcerias mais flexíveis que eu gostaria, sim, muito, de ter e uma delas está chegando! Ebaaaaa!

~ ~ ~

Agora gostaria de registrar algumas ações que preciso tomar para reorganizar o blog:

  1.  Ficar em dia com os posts sobre livros. “O Clube da Luta” me travou. Já escrevi o bastante, mas não acho que está refletindo o livro e o filme. Preciso ser menos doida e simplesmente escrever uma coisinha, aqui não é artigo científico, dissertação, nem tese, é apenas um bate-papo. Li também “Sejamos todos feministas” e esse é um livrinho mais fácil para comentar. Também preciso encerrar a leitura em breve de “Pretérito Imperfeito”, do Gustavo Araújo e deixar meus comentários. Escrever também sobre “O Menino Enrolado”, da Paula Piano Simões.
  2. Depois que eu tiver colocado tudo isso em dia, vou dedicar quase integralmente minhas leituras à literatura portuguesa (aiaiaiiii), que faz parte de um projeto muito importante para mim, ou seja, mãos ao trabalho com o item 1, ou vou atrasar a vida novamente… rs
  3. Organizar o post da tag “Ler é um presente“, que eu criei, com os links do pessoal que respondeu à tag. (Acabei de fazer isso, criei link para 35 blogs! Caso o seu não esteja lá, me avise!)
  4. Organizar a página “Presentinhos“, que ninguém vê, com coisas legais que aconteceram ao blog e mostrar como encerrados alguns tópicos. (Também acabei de reorganizar a página, e agora o nome é “Coisas legais”. Rs… Lá deixei parcerias, presentinhos e coisas legais, enfim, que aconteceram ao e no blog. Veja aqui)
  5. Destravar da Clarice e voltar a postar sem muitas pretensões sobre os contos.

~ ~ ~

É isso! Por aqui está tudo bem. Estou fazendo aquela especialização em Tecnologias na Aprendizagem, e está sendo bem legal. Já acionou em mim a maníaca do TCC e tenho várias ideias para meu projeto, que envolverá literatura, claro. 🙂

Neste post, achei melhor não deixar links externos, porque já está super comprido e diverso de assuntos… Deixo apenas algumas imagens do mês que passou. Muito obrigada a você que veio aqui ler o que escrevo.

Virada Cultural

grupo quimbara virada cultural

Realmente foi a Virada Cultural mais vazia que já presenciei. Eu vi o show do Quimbará, um grupo que toca músicas latino-americanas com muita qualidade, e o musical 60! Década de Arromba, com participação da Wanderléia. Ela foi legal, mas quem mais gostei de ver no elenco foi um aluno meu da época em que eu dava aula de inglês. Que orgulho! Já tenho aluno famoso, sabia que isso iria acontecer. 😉

andre matos piano sesc carmo

18 anos depois, vi um show do André Matos! hehe Que voz a dele, uma surpresa. Acho que shows de rock às vezes são superestimados, porque a real é que na maior parte das vezes não dá para ouvir nada direito. Esse show foi apenas piano e voz. Teve Wuthering Heights, Ave Maria, Beethoven, Carry On, Save me, do Queen, Make Believe, ou seja, de tudo.

dom quixote conjunto nacional

Claro que de vez em quando rola aquele passeinho na Av. Paulista. 🙂 Na última vez em que fui ao Conjunto Nacional, vi esse Dom quixote enorme! Preciso ler esse livro. Quando? Como? Não sei, mas vamos dar um jeito… rs Estamos perdendo referências, com certeza.

nelly novaes coelho livro autoras brasileiras

Fui a um sebo por lá e encontrei esse livro da orientadora da minha orientadora. Gente, que saudade de trabalhos acadêmicos, que coisa doida, hein? Não conheço muitas pessoas que tenham amado tanto o TCC quanto eu. 🙂 Vem, mestrado, por favooooor!!!

É isso, por enquanto! Muito obrigada por tudo. Ótima semana e ótimas leituras!

Val

 

24 comentários em “Resumo das semanas – 03/06/17

Adicione o seu

  1. Que inveja! Queria muito ver um show do André Matos. Vi um vídeo desse show no youtube, em que ele cantava “Lisbon” e achei ele ótimo, parecia um maestro maluco. A voz estava perfeita. Vi o Angra no ano passado, mas o André ficou devendo uma passadinha em Curitiba.

    Curtido por 1 pessoa

    1. “maestro maluco” foi ótimo hehehehehe Ele tem mta técnica mesmo. Não sei pq achei que a voz dele estaria fraca, mas ele faz td com facilidade. Acho que talvez, cantar o que ele canta com todos os instrumentos junto seja mais difícil, no piano ficou tranquilo p/ ele. Bjs!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Postei hoje sobre o livro. Super difícil escrever sobre ele, pois é reflexão após reflexão. Depois de terminado o post, ainda fiquei pensando sobre o soco no estômago, mas de outra forma, ficamos estagnados em um livro só a vida toda, né? Rs… BJs!!

      Curtido por 1 pessoa

      1. É um livro difícil, principalmente na questão do spoiler. Além disso, o sentimento de autodestruição presente o tempo inteiro, parece que desperta em nós sentimentos complicados….Vou ler sua resenha! Bjs!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Val, não gostei que vou ficar sem o marcador, maaaas, tudo bem! rs… faz parte, a regra é clara… detalhes! Você não favoreceu ninguém apenas agradou quem sempre registra agrados, é justo! Ah, se tudo na vida tivesse essa coerência e regras claras…. muita coisa seria bem melhor. Estou feliz com seu retorno. Boa semana! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, Val!
    Obrigadíssima!
    É um prazer participar do seu blog. Você o faz com muito carinho, dá para sentir.
    Olha, lembrei agora q anos atrás qdo o meu filho mais velho era pequenino, nós 2 colecionavamos marcadores de livros, inclusive ele chegou a fazer dois. Depois a escola fez um com a foto dele. Nós tínhamos uma caixa de sapato cheia deles.
    Rsrs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que legal, Silvana, fico muito feliz que você tenha gostado. Estou esperando o Jorge (que também foi sorteado) aparecer para que eu possa mandar os marcadores. Que legal sua história com os marcadores, a ideia da foto é muito fofinha 🙂 É algo que eu adoro ganhar, mas na prática, acabo marcando livro com qq papel mesmo… rs Bjs!

      Curtir

    1. Eu folheei o livro no sebo, é que “dicionário” é um nome estranho nesse contexto, né? Mas ele mostra em ordem alfabética um perfil das escritoras brasileiras mais relevantes (não sei bem qual foi o critério), com foto e um pouco sobre a obra. Acredito que seria mais interessante hoje em dia esse conteúdo aparecer em um site, mas com a mesma seriedade do livro, ou até mesmo de forma que as pessoas pudesse acrescentar, como na wikipedia.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Que bom que você voltou! \o/
    Fofa sua retribuição para com seus leitores que comentam. Os marcadores são lindos!
    Ouço / leio muitos elogios ao romance de Ernest Hemingway, “O Velho e o Mar”. Já está na lista de desejados.
    Beijos, Val!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Lulu! Pois é, estou por aqui, sempre, de alguma forma ou de outra 😉 Acho que O Velho e o Mar é muito de momento. Sabe como às vzs uma música te toca tanto, aí depois vc tenta reproduzir a sensação, mas não acontece mais? Eu amei muito. Tenho até medo de ler outros do Hemingway, tamanho foi o impacto desse livro em mim. Bjs e obrigada pela visita 😉

      Curtir

  5. Olá, Val! Cheguei no seu blog através de uma pesquisa sobre cursos de pós-graduação e acabei passeando um tempinho por aqui. Parabéns pela página, quase esqueci como cheguei aqui. Queria saber mais o que você tem achado da Especialização em Tecnologias na Aprendizagem… quais eram suas expectativas, se o curso se distingue muito de design instrucional (como parece)… Estou em dúvida sobre seguir o mesmo caminho e vejo tão poucas pessoas falando desse curso específico! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Clara. Desculpe a demora! Estava ausente do blog, estudando bastante… Sobre a pós, sabe uma coisa legal, agora em setembro, vai abrir inscrição para uma da UFSCAR, que é Tecnologias e Educação. Lá você pode escolher parte das matérias e até mesmo fazer mais de uma habilitação. O curso que estou fazendo no Senac é legal, mas gostaria de algo mais desafiador e tb mais prático. Dê uma olhada: http://edutec.ead.ufscar.br/
      Bjos, desculpe a demora.

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

