O Menino Enrolado, de Paula Piano Simões

Há algum tempo, recomendei um post da Paula, do Fagulha de Ideias, em que ela comenta sobre como foi escrever seu livro “O Menino Enrolado”. Um dos meus sonhos distantes é escrever um livro infantil e adorei saber como surgiu a ideia, pois este é um dos meus maiores problemas: pensar em algo que realmente valha uma boa história. A parte legal disso tudo é que a Paula me enviou um exemplar de “O Menino Enrolado”!

menino enrolado livro infantil
Alguém mais ama corujas? Achei que combinariam o senso infantil com a sabedoria.

Quando terminei de ler o livro, lembrei-me de uma vez em que eu estava em um ponto de ônibus e havia duas senhoras conversando ao lado. Uma delas falava sobre como fazer com que marido e filhos cooperassem em casa e tudo mais, e disse algo que ficou muito gravado em mim: “nessa vida, para tudo, a gente precisa de estratégia!” Pois é, as pessoas não nascem com o chip do “fazer sempre o que é certo e melhor para todos”, então, sábias palavras…

Sobre o marido, é uma polêmica que vou deixar para depois, mas, para qualquer pessoa, grande ou pequena, se você simplesmente “pedir” que ela aja dessa ou da outra forma, parece que o resultado será sempre o oposto do que você desejar, e não adianta nem tentar o reverso, pois se vocês se conhecerem bem, ela sacará a proposta rapidamente.

É natural que as pessoas fiquem na defensiva quando algum defeito delas é apontado, mesmo que seja uma pessoinha que mal sabe falar ou andar. As crianças aprendem e refletem muito por meio de histórias. É um momento em que elas podem ver o resultado da ação ou comportamento delas espelhado em outros personagens, deixando o orgulho um pouco de lado, ao mesmo tempo que vislumbram as possíveis consequências de seus atos.

menino enrolado livro infantil
Minha versão é autografada 😉

O Menino Enrolado é um livro bem estratégico, nesses sentidos todos. Medhá é um garoto que precisa ter todas suas vontades satisfeitas senão é aquele chororô que ninguém aguenta. Grita e joga-se no chão, um horror.

Na vida real, não sei como vou agir quanto a isso, não suporto esses comportamentos. Mas também me irritam os pais que ficam repetindo frases para as quais as crianças não estão dando a mínima importância, ou aquele “Nãaao, Nãaaaoooo”, aí logo se cansam disso e tentam resolver com a força física, momento em que o grito dá lugar ao choro estridente. Vocês já devem ter visto algo assim. É muito comum que a gente viva para sofrer nossas próprias críticas, então tenho certeza de que serei protagonista dessa mesma cena daqui a alguns anos… rs Parece que os filhos amam ser o contrário do que os pais gostariam, não é? Os meus logo vão perceber que uma das coisas que mais odeio é barulho e gritaria.

Bom, na hora em que esse circo está acontecendo, acho que não há muita técnica que resolva. Em algum momento posterior, será preciso alguma reflexão, e a leitura é o maior gatilho de autocrítica que poderemos encontrar.

menino enrolado livro infantil

Medhá vai à escola e lá, ele quer tudo de todos, mas não empresta nada. Um de seus braços vai crescendo de tanto ele apontar seus desejos e tentar guardar suas coisas só para si. De tão grande, é preciso enrolá-lo em seu corpo, mas, dessa forma, ele acaba se prendendo e não pode mais se mexer, nem brincar.

Quem não está disposto a trocar, afinal, fica lá preso ensimesmado por toda a vida mesmo. Não é sobre “dividir”, apenas, esse é o começo de um aprendizado muito profundo:

Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.” – John Donne

Ainda bem que há tempo para a redenção de Medhá, e adorei o fato de uma menina, Gabriela, chegar à história para lhe ensinar algumas coisas.

É um livro muito meigo, tem aquela sabedoria de mãe, sabe? Uma lição importante, dada com carinho. Vou guardá-lo muito bem comigo, como uma história preciosa que meus filhos que ainda não existem aprenderão a amar.

menino enrolado livro infantil

As ilustrações de Ana Verana são lindas e estão muito em consonância com a atmosfera do livro.

menino enrolado livro infantil

Boas leituras, pessoal!

Obs. Paula, muito obrigada por seu “Menino Enrolado”, amei. 🙂

7 comentários em “O Menino Enrolado, de Paula Piano Simões

Adicione o seu

  1. Muito bom dar por conhecer livros infantis.
    Eu lembro q qdo meus filhos eram pequenos, eu cansava me de pedir p deixarem os brinquedos arrumados depois de brincarem, principalmente os legos e pequenos carros. Não funcionava.
    Acho q influenciada por algum desenho animado de tv, não lembro, inventei o personagem dragão de ferro. Ninguém arruma melhor q ele.
    Olha, fechavam as portas dos quartos deles, não me deixavam entrar, quase silêncio no quarto. Chamavam me. Eu fazia o teatro exagerado, claro. Mais quem passou por aqui? E eles, a sorrirem, o dragão de ferro, mãe. Kkkk

    Curtido por 2 pessoas

  2. Se há algo que me encanta nesta vida são as coincidências.
    Desde que comecei a acompanhar o blog 1pedranocaminho gostei dos textos de Val. Oferecer de maneira despretensiosa o meu Menino Enrolado foi um impulso só.
    E agora, na véspera do lançamento do livro, no Rio de Janeiro, recebo esta resenha linda. O que dizer? ……. Obrigada, mil vezes obrigada!
    Tomara que um dia a gente possa se conhecer pessoalmente, acredito que nossas afinidades são muitas. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Paula! Não sabia sobre o lançamento no Rio, que coincidência curiosa, né? Gostei muito do livro, ele tem um lugarzinho especial aqui comigo. Bjs e muito obrigada por compartilhar sua sabedoria em forma de livro.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

