12. Thelonious Monk – Lendas do Jazz

thelonious monk lendas jazz folha

Ficha Técnica – O pianista Thelonious Sphere Monk nasceu em 10 de outubro de 1917, na Carolina do Norte e faleceu em 1982.

Um artista inovador, que sofreu resistência de início para subsequentemente ser alçado à posição de mito, aprendeu a tocar piano sozinho, teve as primeiras aulas aos 11 anos e aos 13 já recebia seus primeiros cachês.

Monk teve papel fundamental na criação do “Bebop”, o primeiro estilo moderno do jazz, mas dizia apenas querer tocar algo que soasse bem, não mudar o curso do jazz. Dedicado a suas composições, realizou as primeiras gravações como líder apenas aos 30 anos, e, infelizmente, foram um fracasso de vendas. Para completar a fase difícil, ficou por seis anos sem a licença para tocar em Nova York por ser reincidente em porte de drogas.

Tempos depois, Monk foi redescoberto por imprensa e fãs. Em 1957 apresenta-se junto a John Coltrane no Carnegie Hall e a partir de então sua carreira decolou, tendo enfim a posição de destaque já merecida há tempos.

No fim dos anos 1970, Monk decide isolar-se e abandonar a música. Não é certo o que ocorreu, se foi o uso excessivo de drogas ou o peso do mundo para uma mente inquieta, diante da “amargura de não ser compreendido por tanto tempo em um mundo de verdades prontas e mentiras dissimuladas” (Laurent de Wilde, p. 32)

O tempo tem o poder de sedimentar a genialidade e distinguir o que ainda não poderia ser compreendido à própria época, e, para sempre, Monk estará ao lado dos grandes compositores e músicos atemporais.

Difícil ser gênio, né, gente? Reparem como nenhuma dessas lendas do jazz teve uma vida simplesmente fácil.

“O ruído mais alto do mundo é o do silêncio”. – Thelonious Monk

Vejam este vídeo com apresentações ao vivo na Noruega e Dinamarca em 1966 e reparem o estilo “percussionista” de piano do Monk:

 

thelonious monk lendas jazz folha

 

Para saber mais informações, veja a Coleção Lendas do Jazz da Folha.

~ ~ ~

Índice dos posts sobre as Lendas do Jazz

Anúncios

Um comentário em “12. Thelonious Monk – Lendas do Jazz

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: