The Beatles – Todas as músicas, todas as letras, todas as histórias

Ganhar presente surpresa é muito bom, né? Juntando livro bonito e curiosidades sobre música, então! ❤

beatles livro steve turner
É muito lindo, acho que minha foto não fez jus!

As duas bandas do meu coração são Beatles e Queen. Difícil explicar um amor, mas foram as músicas deles que estiveram presentes em todas as minhas fases e são parte substancial e definitiva da trilha sonora da minha vida. Já falei um pouco sobre o Queen aqui e até gostaria de fazer um post com cinco músicas para gostar dos Beatles, mas eu tenho pra mim que se você já ouviu qualquer música deles e não gostou, é provável que você seja um caso sem salvação mesmo! Hehe

O que eu acho fantástico sobre os Beatles é que eles fizeram tudo o que fizeram em apenas treze álbuns de estúdio e MENOS DE DEZ ANOS de existência (1960 – 1970), sendo que a formação clássica só ocorreu em 1962 e, na verdade, John Lennon deixou o grupo em 1969! Qualquer banda atual em que a gente consiga pensar, que fez umas três músicas legais e outras tantas cópias dessas mesmas músicas, já tem uns 15 anos. Sério, pense em uma banda meio mais ou menos e procure na Wikipédia.

Agora vamos ao livro do jornalista Steve Turner, que foi o presente perfeito para mim! O autor comenta os álbuns deles por ordem de lançamento e, para cada uma das músicas, descreve informações, contexto, significados, enfim, curiosidades relacionadas. A ideia desse projeto e o modo como foi organizado são muito legais porque os Beatles são uma banda envolta por diversas histórias e lendas, mas é gostoso retornar a elas e descobrir a realidade mais provável. Além disso, é como se fosse uma “minienciclopédia”: você pode procurar por música e mergulhar nela, não necessariamente ver o livro por inteiro.

Livro Beatles Todas músicas letras histórias
A parte gráfica, incluindo a diagramação, é muito bonita.

Escolhi duas das minhas músicas favoritas para resumir o que o livro conta sobre elas:

  • In my Life, Rubber Soul

“In my life” foi considerava uma mudança de rumo nas composições de John, por ele ter colocado mais de seus próprios sentimentos na música. A letra original parecia um itinerário dos lugares em que passou a infância e adolescência, porém ele a lapidou até evocar uma sensação de luto pelos seus anos de garoto, com forte inspiração de um conhecido poema inglês. Sobre a melodia, John alegava ter tido uma ajudinha de Paul, que por sua vez, acreditava ter composto a música inteira. Polêmicas à parte, John considerava essa canção seu “primeiro trabalho realmente importante”.

É uma música que me desperta muitos sentimentos, e quem não tem lugares, pessoas, momentos especiais que ocupam uma parte maior no coração, né?

  • Blackbird, The Beatles (ou “álbum branco”)
“Blackbird”, em português, é “melro”. Achei um pássaro simpático, imaginava uma ave maior.

Paul McCartney afirmou ter se inspirado em uma melodia de Bach, “Bourrée em mi menor“, que ele havia aprendido quando adolescente, e não no canto do pássaro, como se podia pensar. “Blackbird”, na verdade, é um termo usado para se referir a pessoas negras e Paul confirmou que a letra remete à situação racial nos Estados Unidos na época, tendo sido criada principalmente como apoio às mulheres negras.

 

É muito doce essa música, como um acalanto, e a letra é daquelas que a gente guarda e se emociona sempre que a ouve:

Blackbird singing in the dead of night
Take these broken wings and learn to fly
All your life
You were only waiting for this moment to arise

Livro Beatles Todas músicas letras histórias
Exemplo com a letra de música e os comentários. O livro tem diversas fotos lindas também.
Livro Beatles Todas músicas letras histórias
É muito bonitinha a história deles, porque começaram super novos: Paul McCartney tinha só 15 anos quando conheceu John, e George Harrison também tinha 15 quando se juntou à banda. As histórias dos álbuns e das músicas ajudam a perceber o crescimento deles, as diferentes fases, motivações e inspirações.
Livro Beatles Todas músicas letras histórias
Esses pôsteres, quadro e papeizinhos são alguns outros itens meus, não vêm com o livro não, tá? Achei melhor avisar… ❤

Amei meu presente, espero que vocês tenham gostado da dica. Não sei se por eu ter ganhado, mas acho que esse livro fica mais especial quando presenteado.

Obs. 1. Aproveite para ver o post que o Lucas, do Valeu, Gutenberg! fez sobre esse livro, há informações diferentes e bem legais. 🙂

Obs. 2. E também os diversos posts sobre os Beatles no rockontro!

Beijos, boas leituras e até mais!

Anúncios

12 comentários em “The Beatles – Todas as músicas, todas as letras, todas as histórias

Adicione o seu

  1. Vou procurá-lo aqui.
    O melro é um frequente visitante do nosso quintal. Adoro observar o comportamento das aves da janela da cozinha. O que tem as penas acastanhadas é a fémea. Tb frequentava um q só tinha uma patinha.

    Uma vez ouvi uma pessoa dizer q antes dos Beatles tocava muita música em francês, após o sucesso deles isso foi diminuindo.

    E o livro fala da rivalidade com os Stones?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Val! Que presente… rs… maraaaavilhoso! Amo os Beatles! Estive em Liverpool, há alguns anos… é uma cidade mágica e estar lá é pensar neles o tempo todo. ❤ ❤ ❤ Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: